quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Algumas reflexões sobre a volta de Tite e o mercado de técnicos brasileiros...


A volta de Tite ao Corinthians parece apenas corrigir um erro da diretoria alvinegra. Mas ainda que se tenha isso em mente, é preciso dizer que o time do Parque São Jorge parece ter um pensamento diferente da maioria dos clubes brasileiros. Existe uma busca pela manutenção de treinadores por lá, que se iniciou com Mano Menezes que só saiu para a seleção brasileira, e a manutenção de Adenor mesmo com revezes que “justificariam” demiti-lo para a maioria dos torcedores e críticos.

Mesmo que o erro maior pareça ter sido da diretoria ao manda-lo embora, Tite não conseguiu fazer uma virada de ciclo que parecia ser necessária no elenco após serem campeões de tudo que podiam. O treinador não conseguia evoluir em sua visão do jogo, melhorar suas opções ofensivas e reformular o elenco.

Mas ao mesmo tempo que não conseguiu, fico pensando que não é culpa dele. Como um técnico brasileiro, acostumado a trocar de clube enlouquecidamente poderia ter essa habilidade de se reinventar e atravessar ciclos dirigindo um mesmo clube? A cultura do mercado em que está inserido não o ajudou a construir isso.

Porém, Tite pode voltar e ensinar muita coisa ao futebol brasileiro. Saiu, parou, estudou, preocupou em melhorar e voltou. Imaginemos que com o seu retorno venha uma melhora interessante da forma em que arma seu time, será que outros não pensariam em fazer o mesmo? Mas é papel da crítica especializada observar isso mesmo que os resultados não venham. Comparar sua última passagem apenas não ajudará em nada, já que, em termos de resultado, será muito difícil alcançar algo parecido.

Aguardo, ansioso, o novo trabalho do treinador, e espero que venha com novidades. Ele e Corinthians podem ajudar muito a mudar a cultura com que avaliamos, contratamos e demitimos técnicos aqui no Brasil. E ainda mais: se conseguir cumprir seus três anos de contrato, poderá romper a barreira de mudanças de ciclos à frente do mesmo clube. Ganhar, perder, reformular, alterar formas de jogo e seguir.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Mesmo que não tenha deslanchado, Mano agiu...

Corinthians 1-0 Atlético-MG:

Corinthians é o terceiro do campeonato, ainda que com grande distância do líder Cruzeiro, é uma campanha para se orgulhar. Mesmo que obviamente tenha suas deficiências. Claramente a grande dificuldade do alvinegro paulista é ofensiva. A equipe de Mano Menezes marcou mais de um gol em apenas 5 partidas das 20 disputadas até aqui. Ou seja, em 15 marcou apenas um ou nenhum gol. Fora de casa isso só aconteceu uma vez, contra o Sport.

Ê saudade...

Palmeiras 1-0 Criciúma – Campeonato Brasileiro:

Ótima vitória do Palmeiras no Pacaembu. Não pelo desempenho, obvio, mas porque toda e qualquer vitória do alviverde tem que ser ótima na situação que está. Segunda partida de Dorival Junior e sem perder, é um dos efeitos da mudança de treinador, o choque. Mas não se enganem, pode parar por ai ou pode evoluir, depende de diversos fatores. E um deles é a qualidade do técnico.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Brasileirão do Leão...


Primeiro turno do Campeonato Brasileiro tem vários destaques, como o Cruzeiro de Marcelo Oliveira com sua fúria ofensiva impressionante ou São Paulo de Muricy, com boa posse de bola e qualidade de passe. Mas um destaque importante eu daria para o Sport de Eduardo Baptista. Mas como assim? Terminou a primeira metade do campeonato apenas em oitavo lugar. Ponha-se no lugar do Leão e olhe para cima. Lá estão Cruzeiro, São Paulo, Inter, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Galo. Times com poder de investimento muito superior.

Foi uma revolução? Não, mas tem uma luzinha lá...

Brasil 1-0 Equador – Amistosos Internacional:

Segunda partida de Dunga no comando da seleção brasileira. Segunda vitória de 1 a 0. Os dois gols marcados nasceram de bolas paradas e ambos com participação efetiva do craque do time, Neymar. A jogada ensaiada de falta que acabou no gol de Willian foi genial, tanto pela ideia, como pelo treino que parece ter sido feito, como pela execução. Passe do camisa 10 foi de cinema.

sábado, 6 de setembro de 2014

Dunga tem que ser o Homem-Aranha...

Brasil 1-0 Colômbia – Amistoso Internacional:

Não consegui assistir ao amistoso da seleção brasileira ao vivo. Na verdade, podia, mas optei. Um pouco por desinteresse, muito porque fui ao teatro. O que importa isso? Nada, apenas para quebrar o gelo, justificar o “atraso” das impressões e dizer que a análise pode ser um tanto fria. O jogo em si foi horrível. Violento, desorganizado, correria e um clima de rivalidade artificial. Mas gostaria de pensar no início de trabalho de Dunga e não exatamente nesses 90 minutos.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pode ser mais fundo, é só cavar...


A demissão de Oswaldo não muda para pior a situação do futebol brasileiro, é mais uma gota nesse balde que já transborda faz tempo. Mas indigna, por acontecer em um grande clube, por ser um dos bons técnicos do ano passado para cá, pelo time não estar em situação desesperada. Por muitos motivos.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Passagem relâmpago de Gareca merece ser pensada...


Gareca caiu, só espero que não morra com seu mandato a ideia de termos técnicos estrangeiros. Claro, já tivemos muitos por aqui. Mas é inegável que existe uma pobreza de ideias, além de outros tantos problemas que refletem nisso. Sem esquecer do salário bem mais baixo.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O falso 9...


Tem muita gente que diz assim: “o tal do falso nove”. Isso revela um pouco do desprezo pelo termo, as vezes ironizando o desprezo da maioria. Mas enfim. Esse é mais um daqueles termos que cai na vala dos clichês do mundo da bola. E passa a ser usado de qualquer forma, como se dar significado aos conceitos não fosse importante. Como a “tal das duas linhas de quatro”, caiu na boca do povo, e se usa até quando não faz o menor sentido. Mas se nomear os esquemas táticos em números já vira linha de ônibus, imagina o resto: compactação, estreitamento, tipos de marcação, etc.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cruzeiro, mas pode chamar de Fúria...


Cruzeiro goleou nas oitavas da Copa do Brasil, enfileirou 5 a 0 no pequeno Santa Rita. O placar foi elástico, mas a verdade é que poderia ser muito mais. Jefferson, goleiro do time alagoano, fez um milagre em arremate na pequena área após cruzamento de Alisson. Moreno perdeu chance clara após cruzamento, de novo da direita. Isso tudo antes dos 34 minutos da primeira etapa, e com 3 a 0 no placar. Marlone ainda meteu uma bola na trave no segundo tempo. Não seria nenhum absurdo dizer que a partida poderia ter terminado em 8 a 0, com alguma tranquilidade.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Lá na frente, ele resolve. Até quando?!


Atacar mais não pode significar necessariamente marcar menos. Tenho observado que em alguns momentos esse é um pensamento muito mecânico, como se as forças de um time fossem um conjunto finito e limitado de “combustível”, que ou se usa para as ações ofensivas ou para as defensivas. Claro, o potencial físico dos atletas é limitado durante os 90 minutos, mas quero dizer que pode haver muita ineficiência no processo, e trabalhar nela pode ser uma forma de alcançar melhores resultados.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Gareca desistiu...

Palmeiras 1-0 Coritiba – Campeonato Brasileiro:

Gareca desistiu. Não de dirigir o Palmeiras como muita gente vem insistindo derrota após derrota, ainda bem. Mas desistiu de ter um armador central no time alviverde. No clássico contra o São Paulo, no 15ª rodada, perdeu Valdivia com 20 minutos de jogo. Perdeu? Ou nunca teve? Entrou Felipe Menezes, que pouco fez. Bruno Cesar não tem sequência, aparentemente por estar longe da forma física ideal. Mendieta em nenhuma oportunidade tomou conta da posição. Esses foram os meias que passam pelas escalações iniciais do time palestrino, sem resolver.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Corinthians marca em 90 minutos, um terço de 15 rodadas...

Corinthians 5-2 Goiás – Campeonato Brasileiro:
 Luciano se apresentou ao Brasil, como havia feito no Paulista

Corinthians venceu em sua casa. E não só isso, conseguiu deslanchar ofensivamente, talvez o maior pecado do time de Mano Menezes para brigar pelo título, já que tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Destaque da partida foi Luciano que entrou no segundo tempo para, depois de boas atuações pelo estadual, fazer seu primeiro gol no nacional, e também o segundo e terceiro. Guerrero e Elias também construíram a goleada por 5 x 2 contra o esmeraldino. Alvinegro marcou praticamente um terço dos gols de 15 rodadas nesses 90 minutos, para ser exato foram 29%.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Nem sonhos, nem pesados no Novo Gasômetro...

San Lorenzo 1-0 Cruzeiro – Libertadores da América:
Milagre contra o Papa, Fábio contrariou a lógica

Não foi o resultado dos sonhos para o Cruzeiro, seria uma vitória. Nem tão pouco um bom resultado, empate ou derrota com gols. Mas ainda assim, não vejo de todo mal o que se passou no Novo Gasômetro enfrentando o bom time do San Lorenzo.

Concordâncias e discordâncias, e mais algumas reflexões sobre a lista de Felipão...

Convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo:

A seleção está convocada! Acabou o mistério, os achismo e especulações, assim como as saudáveis discussões sobre opções e critérios para chamar os jogadores. Importante ressaltar que diferente de outros tempos, a grita por esse ou aquele jogador é muito menor. E mais importante ainda que as divergências que existem estão em funções do elenco absolutamente coadjuvantes. Todos sabemos a base titular do Brasil, que salvo alguma eventualidade, irá estrear no estádio do Corinthians: Júlio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Hulk, Oscar, Neymar e Fred. Assim como sabemos que em boa parte da Copa das Confederções, Felipão variou o esquema tático, desfazendo o 4-2-3-1 base para ter um 4-3-3, com Hernanes na vaga de Hulk e Oscar abrindo na ponta direita. Ou algo parecido.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ancelotti e Guardiola colocaram as cartas na mesa, e quem teve mais bala na agulha venceu...

Bayern de Munique 0-4 Real Madrid – Champions League:
 O maior artilheiro de uma Champions League, Cristiano Ronaldo! Monstro...

Jogos como este da semifinal entre Bayern e Real geram muita reflexão, é muito bom pensar futebol. Mas procuro sempre tentar não eleger vilões, nem verdades absolutas, justificativas para opiniões anteriores e muito menos falsas polemicas. E, claro, uma partida como essa tem sempre dois lados, e muitos aspectos. Não tenho a pretensão de abordar todos, me faltaria repertório. Mas ai vão alguns.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ancelotti acertou em cheio como para Bayern e Guardiola, mas ainda existem cartas nas mangas...

Real Madrid 1-0 Bayern de Munique – Champions League:

Ancelotti gostou da formação campeã da Copa do Rey. Na vitória que deu a taça ao Real Madrid contra o Barcelona teve essa formação, mas com Gareth Bale. Agora frente ao Bayern foi a vez de Cristiano Ronaldo estar ao lado de Benzema. O esquema tático aplicado pelo treinador italiano consiste em ter dois meias abertos na linha de meio de campo, Isco e Di Maria, e dois volantes por dentro, Xabi Alonso e Modric. Com isso, Cristiano se descola da ponta esquerda, centraliza e passa a fazer dupla da com Benzema. É o 4-4-2 em linha, duas linhas iguais de quatro homens e dois na frente.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Quando não tem é que dá importância, cadê Di Maria?

Sevilla 2-1 Real Madrid – Campeonato Espanhol:
Xabi Alonso tem tudo para ser o Pirlo de Madrid, mas ainda não é!

Real apontava com grandes possibilidades de conquistar o disputado Campeonato Espanhol desse ano. Está crescendo como equipe, e parecia mais forte que um conturbado Barcelona, e Atlético que apesar de campanha história e fortíssimo, já teve momentos melhores na Liga em se tratando de desempenho. Pois em pontuação, Atleti é o líder com 73 pontos! Real Madrid caiu para terceiro, 70, e Barça em segundo tem 72. A última partida do campeonato será Barcelona x Atlético, se os merengues quiserem chegar com chances até lá, não podem perder pontos como contra o Sevilla. Apesar do bom adversário que teve pela frente, a disputa pelo título requeria uma vitória.

Boa atuação de Neymar é reflexo de Barcelona mais equilibrado...

Barcelona 3-0 Celta de Vigo – Campeonato Espanhol:
Mas não estão boicotando o Neymar? Por favor, parem de besteira!

Muito tem se falado sobre Neymar após o clássico, e até antes, contra o Real Madrid. E contestado suas atuações, e a forma que vem jogando no Barcelona. No grande clássico se falou que o prejuízo foi ter atuado na direita, entendo que esse é um fator, mas não o principal. Obviamente a teoria, absurda, que ele está sendo boicotado por Tata Martino motivado pela rivalidade Argentina x Brasil... Bom, isso não se fala! Completa alucinação.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Moyes até que tentou, mas na prática foi atropelado pelo City...

Manchester United 0-3 Manchester City – Champions League:
Dzeko nunca foi titular de fato e de direito do City na temporada. Mas o bósnio bota uma pressão em Negredo e Aguero! É o terceiro artilheiro entre os atacantes, Yaya marcou 21 vezes, na temporada, 20 gols, só atrás do argentino com 26 e do espanhol que tem 23 gols

David Moyes vem sendo contestado rodada após rodada, natural. Já seria assim se estivesse bem, mal como está, imagina? A tarefa não é simples, claro, mas a temporada do escocês não dá indícios de melhora, ou boas desculpas para o péssimo primeiro ano de trabalho. Mas também é verdade que se pensar nas últimas semanas, a véspera do clássico de Manchester era uma das melhores. A vitória convincente sobre o Olympiakos fortalecia minimamente seu trabalho.

terça-feira, 25 de março de 2014

O campeão de tudo, dirigido por Guardiola, não podia ser menos...

Herta Berlin 1-3 Bayern de Munique – Campeonato Alemão:
"Só pegou time de craques", "Quero ver aqui no Brasil", "Com essa grana até eu", e outras pérolas podemos ouvir quando se fala da grandeza de Guardiola e sua ainda curta carreira. Parem com isso!

Guardiola chegou ao Bayern campeão de tudo, essa era frase mais falada quando anunciado como substituto de Heynckes, antes da gestão do antecessor terminar e colocar nas prateleiras do time bávaro a taça da Champions League junto com as da Bundesliga e Copa da Alemanha. E o que o espanhol fez? Logo de cara, mudou tudo no Bayern.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Discussão muito além dos penais, em clássico surpreendente...

Real Madrid 3-4 Barcelona – Campeonato Espanhol:
Melhores em campo, cada clube com seu argentino

O clássico em si já é um evento especial, com a possibilidade de mudar o rumo do campeonato é ainda mais, com as forças igualadas mais ainda! Se algum tempo atrás, Barça era a máquina que vencia tudo na Europa e Real o “desafiante”, não pela história, mas pelo momento, dessa vez a correlação de forças entre os dois se equiparava. Barcelona teve sensível queda de rendimento na atual temporada, e o Madrid depois que Ancelotti achou a forma em que vem atuando cresceu muito de rendimento. Confesso que esperava uma vitória dos blancos, não seria fácil, claro, mas era o que imaginava.

sábado, 22 de março de 2014

Adequação perfeita do Chelsea de Mourinho...

Chelsea 6-0 Arsenal – Campeonato Inglês:
 Belo presente de Mourinho para Wenger em seu milésimo jogo no Arsenal

Arsenal tem uma fama, merecida, nos últimos anos de não ganhar jogos grandes. Ou como se diz sem eufemismos, pipocar. Mas depois da partida que os Gunners fizeram contra o Bayern de Munique pela Champions, essa impressão para mim ficou um pouco diluída. Jogo grande, e mesmo sem avançar, jogaram de igual para igual com o atual campeão europeu. Mas não perdurou muito.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Furacão fez o dever de casa e mostrou equipe muito bem articulada...

Atlético Paranaense 3-0 Universitário – Libertadores da América:
Furacão venceu, e não fez falta. Mas Ederson perdeu em gol impressionante na Vila Capanema, Douglas Coutinho tirou o goleio e abola sobrou para o camisa 9 que bateu muito displicente para fora com o gol vazio

Para o Furacão a missão era uma só, vencer! Pegava em casa o Universitário, lanterninha convicto de seu grupo. Os peruanos não fizeram nenhum ponto até agora na Libertadores, e não marcaram nem sequer um gol. Em um grupo embolado vencer o pior dos concorrentes se tornava obrigação. A rodada se iniciou com Atlético, Velez e Strongest empatados com 6 pontos. Velez venceu os bolivianos na terça e saltou para 9, Strongest parou nos 6, CAP venceu e foi buscar os argentinos, igualando todos os quesitos de desempate, e Universitário segue zerado.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Mesmo no empate em casa, alguns pontos positivos do Galo...

Atlético Mineiro 1-1 Nacional do Paraguai – Libertadores da América:
Ronaldinho já não é mais o do Barça, claro, mas não perdeu a magia. Ontem deu um chapéu lindo no meio da cancha

Galo não jogou bem, isso foi evidente. O empate em casa piora um pouco a ótima campanha que faz até aqui, mas não mais que isso. Muitas vezes depois de uma temporada fantástica como a que levou ao título da Libertadores no ano passado para Minas, ficamos com a última impressão do time. E no caso da competição continental ela é exatamente do meio para o fim da temporada, onde os jogadores estão no auge de sua forma. Mas é preciso lembrar que existe um processo, um crescimento durante a temporada.

Giggs desfile, Rooney trabalha e van Persie decide...

Manchester United 3-0 Olympiakos – Champions League:
Estive em pensando durante o jogo: Rooney observe Giggs, no fim da carreira você vai atuar como ele

Era difícil imaginar que o United virasse o confronto contra os gregos. Obviamente não pelo placar, mas pelo que o time vinha jogando. Leonardo Bertozzi na transmissão fez uma comentário muito pertinente, que os jogadores tinham que chamar a responsabilidade. É a pura verdade, e em muitas das minhas analises não levei isso em consideração. Em uma equipe com nomes de tal calibre não poderia recair as responsabilidades apenas sobre Moyes, que tem uma das tarefas mais difíceis do futebol atual, substituir Ferguson, e também sua parcela no momento da equipe.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Após o apito final e o botafoguense conseguir respirar, é preciso analisar e não só exaltar...

Botafogo 1-0 Independiente del Valle – Libertadores da América:
Ferreyra é craque? Não. É técnico? Não. Mas esta fazendo seus gols, e tem seu valor

Botafogo venceu no Maracanã, assume a liderança do grupo e só pode ser alcançado pelo San Lorenzo que enfrenta o Union Española fora de casa. Mas para além do resultado, que foi bom, é preciso o alvinegro pensar em seu desempenho para sonhar com voos mais altos na Libertadores.

Amistoso de luxo para Real Madrid, mas que o aproveitou bem...

Real Madrid 3-1 Schalke 04 – Champions League:
Cristiano Ronaldo, artilheiro isolado da Champions com 13 gols

A partida de volta pela Champions era completamente desnecessária depois que Real Madrid aplicou 6 a 1 no Schalke, na Alemanha! Mas isso para nós espectadores, alguns jogadores do elenco madridista tinha uma boa oportunidade de mostrar serviço ao técnico Ancelotti e se colocarem a disposição como alternativas concretas nas escalações iniciais.

Mourinho no contra golpe e de bola parada? Meia verdade...

Chelsea 2-0 Galatasaray – Champions League:
Eto'o, Torres e Demba Ba nunca resolveram de verdade a posção 9 do Chelsea. Mas pelo menos o camaronês vem fazendo gols decisivos

O gol logo no início, com menos de 4 minutos, complicou a vida dos turcos e deu ao Chelsea as condições quase ideais para a classificação. Oscar enfiou Eto’o que mandou para o fundo das redes. Mas quem pegar a ficha do jogo e disser que o time de Mourinho marcou primeiro, se encolheu para o contra golpe e ainda ampliou em cobrança de escanteio, estará mentindo? Não, mas dizendo uma meia verdade.
De fato após o tento inicial, Chelsea se recolheu atraindo o Galatasaray para seu campo. Mas na altura em que amplia com Cahill, depois de rebote em cabeçada de Terry, Chelsea tinha o controle das ações e freava a pressão turca.

terça-feira, 18 de março de 2014

Roma se desfigurou com as ausências...

Roma 3-2 Udinese – Campeonato Italiano:
 Ele voltou

Roma sentiu demais as ausências de Strootman e de Rossi. Garcia foi obrigado a desfazer o esquema de jogo que praticou durante quase todo o ano. Não mais no 4-3-3, agora armou sua equipe no 4-2-3-1. De Rossi era seu primeiro volante, que organizava a defesa da Roma e dava dinâmica ao esquema. Strootman, volante holandês que com a contusão ficará também fora da Copa do Mundo, era o talento no meio de campo, e com 6 gols e 7 assistências na temporada era um dos mais importantes do elenco nesses quesitos.

Napoli precisou de todos os 90 minutos e alguma sorte para vencer...

Torino 0-1 Napoli – Campeonato Italiano:
Com temporada abaixo da média de Hamsik, Higuain tomou a responsabilidade para sí

Napoli mesmo com campanha oscilante parece encaminhar bem sua classificação para a fase de playoffs da Champions League pelo Campeonato Italiano. Tem dez pontos de vantagem para o quarto colocado, Fiorentina, e teve certa tranquilidade nessa temporada contando com as campanhas ruins de Lazio, e principalmente, Milan, e um ano de recuperação da Internazionale, que começou muito mal a Serie A mas já se encontra em quinto lugar.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Muitos fatores mudaram para a construção da goleada do Barça...

Barcelona 7-0 Osasuna – Campeonato Espanhol:
Não fosse pelo golaço de Iniesta batendo de fora da área, e suas duas assistências, os irmãos siameses que organizam todo o Barcelona passariam invisíveis pelas estatísticas da partida. Mas foram fundamentais para a goleada

Conforme os gols iam saindo na goleada do Barça fiquei imaginando um manchete que seria das mais oportunistas do fim-de-semana, apesar de não mentir. “Com Neymar no banco, Barcelona goleia”. Foi isso que aconteceu? Foi, mas não por isso que aconteceu.

Arsene Wenger tirou lição preciosa da eliminação da Champions para vencer o clássico de Londres...

Tottenham 0-1 Arsenal – Campeonato Inglês:
Rosicky, abraçado por Giroud após o golaço, e Chamberlain, vindo atrás, foram os personagens da vitória Gunner. O primeiro pela bola na gaveta, e o segundo pela variação tática, assistência e velocidade no contra golpe.

Arsenal foi eliminado da Champions League na última rodada da competição, mas empatou contra o todo poderoso Bayern de Munique. Parece que Arsene Wenger gostou, com razão, e acabou tirando boas lições dessa partida. Se contra os alemães rende-lhe “só”, e que já acho muito, um empate, no clássico de Londres contribuiu para uma vitória. Está certo que sobre um Tottenham que “morre de medo” dos jogos grandes, e este talvez seja seu maior pecado na temporada.

Placar do clássico representou a diferença dos rivais na temporada...

Manchester United 0-3 Liverpool – Campeonato Inglês
Gerrard, o cabeça de área. Meteu dois, tem 10 gols na temporada, e só fica atrás de Suarez, 25, e Sturridge, 21, na artilharia da equipe

O placar representou a diferença entre os dois maiores campeões da Inglaterra nessa temporada. Por mais que o placar tenha sido construído a partir de pênaltis, 3 a 0, e que poderia ser mais se Gerrard tivesse convertido a última penalidade que os Reds tiveram a seu favor.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Confronto aberto entre os italianos na Europa League...

Juventus 1-1 Fiorentina – Europa League:
Arturo Vidal, um monstro de volante. Apesar dos coraçãozinhos ridículos nas comemorações
  
Europa League começa a se afunilar e as partidas vão ficando mais interessantes do que as primeiras fases, que contam com times inferiores tecnicamente em relação às equipes dos grandes centros. A grande partida das oitavas teve enfrentamento de italianos, Juventus, vinda de eliminação na Champions League, contra a Fiorentina. Juve que é líder disparada da Serie A, e Viola que está em quarto lugar, na zona de classificação para esta mesma competição. Equipes que se reencontram, já que no último domingo se enfrentaram pelo campeonato italiano.

Decisão em dois capítulos, o primeiro já foi...

Grêmio 0-0 Newll´s Old Boys – Libertadores da América:
Grêmio caiu nas oitavas em 2013, Newell´s foi até as semi e só caiu nos pênaltis contra o campeão Galo

Com certeza esse era o jogo mais difícil de brasileiros na Libertadores, quem sabe até o mais difícil de toda a competição. E os dois times pareciam saber disso, e disputaram a partida como uma decisão, que era, pela liderança do grupo. Decisão que na próxima rodada terá segunda capitulo, já que os dois se enfrentam novamente, mas agora em Rosário.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Pior não foi a derrota do Botafogo, mas como ela veio...

Independiente del Valle 2-1 Botafogo – Libertadores da América:
A chuva torrencial, deixando o gramado pesado, e as expulsões no fim, foram fatores da derrota. Mas não explicam tudo

A derrota do Botafogo no Equador foi ruim, mas não desesperadora. Campanha com uma vitória em casa, empate e derrota fora, não é para se desprezar. Mas o que mais me intriga como o time de Eduardo Húngaro vem jogando.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Fantasma no Manchester City ficou para trás, mas ele era o único?

Barcelona 3-1 Manchester City – Champions League:
Messi teve seus momentos, principalmente no inicio da partida. Mas não é aquele...

Barcelona se classifica, fantasma Manchester City fica para trás. Mas fato, é que parece que este não era o único problema para os lados do Camp Nou. Nem City, nem Barça parecem sair satisfeitos com o resultado. Manchester por razoes óbvios e os catalães por parecer que a vitória não basta, os torcedores e críticos do time azul e grená querem a magia de volta. Mas será que é razoável exigir que ela volte?

Empate era bom, vitória possível. Mas sem vislumbrar vencer, veio a amarga derrota...

Defensor 2-0 Cruzeiro – Libertadores da América:
Gedoz foi, claro, o destaque, marcando dois gols. E junto com De Arrascaeta são as armas do Defensor

Cruzeiro perdeu mais uma no 5 da Libertadores, e deixa sua classificação mais complicada. Na primeira partida perdeu para o Real Garcilaso, time com muitas limitações, e uma vitória era possível mesmo fora de casa. E agora, de novo fora de casa, voltou com uma derrota. Mesmo que o Defensor seja muito superior ao Garcilaso, uma vitória no Uruguai era desejável, possível e até provável.

Duelo tático de altíssimo nível entre Pep e Arsene...

Bayern de Munique 1-1 Arsenal – Champions League:
Vida difícil de Wenger enfrentar o time de Pep, mas não a como negar que planejou bem o jogo

Já imaginou ter que encarar o atual campeão da Europa em jogo eliminatório, na casa do adversário, e tendo que descontar dois gols que sofreu em seus domínios? Essa era a vida de Arsene, e do Arsenal. Bayern de Munique, Allianz Arena. A vitória do time comandado por Pep Guardiola era praticamente certa, ou melhor a ida para as quartas.

Atleti, de Diego Costa e Koke, não dá chances ao Milan...

Atlético de Madrid 4-1 Milan – Champions League:
El Xolo Simeona além de excelente técnico, tem estilo! Deixa a franja cresce para cobrir a careca

Boa parte dos confrontos das oitavas da Champions League teve vantagem para os visitantes que ainda no jogo de ida conseguiram resultados interessantes na casa do adversário. E nessa terça de mata-mata da competição europeia, as condições eram ruins para Milan e Arsenal (contra Bayern de Munique), mas o time de Seedorf ainda alimentava alguma esperança na força de sua camisa, que enverga, e tantas vezes pesou no varal adversário. Mas não era errado dizer que o Atlético seria o momento e Milan contaria com a história.

domingo, 9 de março de 2014

Em clássico de encaixe espelhado, São Paulo provou força...

Corinthians 2-3 São Paulo – Campeonato Paulista:
Luís Fabiano e Ganso são os mais cobrados do elenco são paulino, pela expectativa. E resolveram!

A grande dúvida antes do clássico paulista era a escalação do Corinthians, já que Jadson estava fora e o São Paulo viria sem muitas mudanças. Muricy manteve o 4-2-3-1 que vem utilizando, com Maicon e Souza como volantes; Pabon, Ganso e Osvaldo na linha de meias, e Luís Fabiano na frente.

Juventus espremeu a Viola...

Juventus 1-0 Fiorentina – Campeonato Italiano:
Asamoah, o ala pela esquerda

Juventus venceu em casa, até ai nenhuma novidade. Venceu todas em seu estádio, conquistou todos os pontos disputados em seus domínios. Só deixou de somar em três empates fora de casa e apenas uma derrota durante todo o campeonato. E esse derrota foi justamente contra a Viola, Fiorentina venceu no primeiro turno por 4 a 2.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Palmeiras teve equilíbro para superar a Lusa, que fez bem seu jogo...

Palmeiras 1-0 Portuguesa – Campeonato Paulista:
Patrick Vieira fez sua primeira partida como titular na temporada. E pode ser boa opção para os lados do gramado 

A maioria das críticas aos estaduais são pelas partidas sem desafio técnico em muitas rodadas, que pode levar à ilusões quanto ao patamar de desempenho das equipes. Não foi o caso de Palmeiras x Portuguesa, jogo duro e que muitas vezes, pela velocidade, lembrou a Premier League.

Oswaldo ousou, e pode adaptar Cícero para aproveitar garotos...

Mogi Mirim 2-5 Santos – Campeonato Paulista:
Ano passado Cícero foi o principal goleador santista, mas agora pode ser o grande organizador do time. Um "box-to-box" no estilo Gerrard ou Lampard

Oswaldo de Oliveira ousou na escalação santista. Manteve o esquema base da equipe, 4-2-3-1, mas com uma mudança de peças que deixou o time ainda mais ofensivo. Cícero foi ser segundo volante, ao lado de Arouca. Na linha de três meias, Geuvânio fazia a direita, Thiago Ribeiro na esquerda e Gabriel por dentro. Gabigol apesar de ser atacante, tinha função da armação central, e recompunha a marcação por ali, enquanto Damião era a referência na área.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Algumas das propostas de Felipão na seleção parecem mais claras...

África de Sul 0-5 Brasil – Amistoso Internacional:
Neymar é o cara. Mas a seleção não é só ele....

Nível do amistoso com o time africano foi fraco, principalmente pela postura da defesa sul-africana que se posicionou muito adiantada e proporcionando bolas nas costas que decidiram a partida para a seleção brasileira. Mas a apesar disso, a partida mostrou alguns aspectos interessantes do time de Felipão.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Mano mantém a ideia do clássico...

Oeste 1-2 Corinthians – Campeonato Paulista:
Jadson

Mano Menezes ficou irritado com as avaliações de que foi retranqueiro no clássico contra o Palmeiras, e concordo com ele. Muitas vezes dizemos que técnico X ou Y é defensivo demais apenas olhando a escalação e os RGs (posicionamento de origem) dos atletas. Não é porque tem três volantes que seu time necessariamente, e pode ser boa estratégia, será apenas para esperar ser atacado.

Em duelo de xadrez com Wenger, Guardiola sai vencedor...

Arsenal 0-2 Bayern de Munique – Champions League:
Guardiola: Venceu o duelo de xadrez do Wenger

A partida em Londres teve muito em comum com o confronto do dia anterior em Manchester. Talvez pelos times ingleses jogando em casa e recebendo times “guardiolistícos”, Barça treinado por Guardiola e Bayern atual clube de Pep. Manchester City x Barcelona e Arsenal x Bayern tiveram muitas semelhanças, e algumas diferenças.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Fatura liquidada ainda na Alemanha...

Bayer Leverkusen 0-4 Paris Saint Germain – Champions League:
 Matuidi, 26 anos, volante. Joga muito!

PSG passou o carro em um dos confrontos mais desequilibrados das oitavas da Champions League. Apesar do Bayer estar em segundo na Bundesliga, o que é uma enorme credencial, não mostrou em nenhum momento forças para superar o rival. Outro alemão, Shalke 04, talvez seja presa tão fácil nas mãos no Real Madrid, que tem características semelhantes ao parisienses.

Poderia ter dado para o City, mas não....

Manchester City 0-2 Barcelona – Champions League:
Fabregas não retornou ao Barcelona como se esperava. Mas agora que encaixou é difícil tira-lo do time, quase impossível.

Era natural pensar que o Manchester City poderia encarar o Barça no confronto das oitavas mais aguardado dessa Champions League. Afinal, eram os dois melhores ataques da Europa, pelo menos nos 5 principais campeonatos. Barcelona marcou 69 gols no campeonato espanhol e City 68 na Premier League. Mas não foi o que aconteceu.