sábado, 21 de setembro de 2013

Mesmo com goleada, um marco na história do Barcelona...

Rayo Vallecano 0x4 Barcelona:
Pedro, marcou 3 dos 4 gols contra o Rayo Vallecano

O Barça mudou! Com Tata Martino no comando o time é diferente, e isso já está ficando muito claro. Na vitória contra o Ajax pela Champion, falei em tom de brincadeira nas Notinhas C&B sobre um tal pragmatismo catalão. Já que dos 4 gols marcados, foram: um de falta, um de cabeça e um de contra-ataque. E hoje algo parecido aconteceu.

No intervalo do jogo um momento histórico, Barcelona terminou a primeira etapa com 49% da posse de bola (consequentemente 51% para o Rayo). Barça que sempre teve mais posse de bola que TODOS os rivais, perdeu nesse quesito tão importante para seu estilo de jogo desde não sei quando! E não só isso, para adversário com pretensões muito inferiores nacionalmente. E não só isso, apesar do 0 a 1 no placar, a oportunidade dos mandantes estarem na frente foi real. Valdes salvou a pátria catalã defendendo pênalti de Trahorras, cometido por Adriano, e em cabeçada a queima roupa do time da casa logo nos primeiros minutos.
Finalizações do Rayo ao final do jogo, igual ao Barça em arremates (via StatsZone)
Finalizações do Barça ao final do jogo, um menos no alvo que o adversário. Mas 4 na rede (via StatsZone)

Na segunda etapa a goleada se estabeleceu, Pedro marcou seu segundo no jogo (primeiro foi no primeiro tempo), e de novo em erro na saída de bola do Rayo Vallecano. Os jogadores do Barça estavam ali para transformarem em gol, mas atribuo os dois tentos mais à erro da zaga do que à pressão barcelonista, que com Martino como técnico diminuiu. Depois Pedro fez seu terceiro com assistência de Neymar que pouco antes tinha metido bola na trave, agora em jogada trabalhada. Em mais um erro dos defensores ao saírem jogando e Fabregas determinou o placar elástico. Talvez um constatação um pouco exagerada mas dos 4 gols marcados, três em erros do adversário.
Posse de bola ao final do jogo

E o jogo terminou com o Rayo Vallecano com 54% da posse de bola, 46% Barcça, e com 14 finalizações, mesmo número do azul e grená, à meta de Valdes, que de novo fez grande partida. Fato histórico com certeza, que talvez seja o marco da mudança de estilo do Barcelona. Até agora os resultados vieram, mas esse novo Barça parece ser mais terreno e de o time que entrou para a história do futebol ficou para trás.
Notinhas C&B: nunca se viu tantos passes longos da defesa catalã, as famosas "quebradas" ou chutões vindos da zaga agora são vistos por lá (via StatsZone)

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário