quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Espelho, espelho meu. Esse estilo é holandês ou meu?

Barcelona 4x0 Ajax:
 Messi e Neymar. Três gols de um e uma assistência de outro

Espelho, espelho meu. Esse estilo de jogo é holandês ou é meu?! Pergunta justa para o confronto de hoje no Camp Nou. Muitas ligações tem os clubes. Além de nomes como Frank de Boer, atual treinador do Ajax e ex-jogador catalão, e Johan Cruyff, ídolo dos maiores nos dois lados.
Uma ligação importante é no estilo de jogo e em seu esquema tático. No jogo de hoje as equipes vieram espelhadas na prancheta. Mas como?! Vai perguntar quem assistiu ao jogo e viu equipes completamente diferentes. Ambos se organizam no 4-3-3. Linha de quatro atrás, um primeiro volante e dois organizadores, dois pontas e um atacante.

No Ajax, essa formação se compacta para marcar com o recuo dos pontas que praticamente se alinham aos volantes num 4-5-1, com Bojan, ex-Barça, na frente. E ofensivamente tinha sempre a movimentação de Sigthorsson da ponta direita para centralizar na área. Barça também não é estático. A inversão de Messi, que abre na ponta direita, e Alexis na área é cada vez mais constante. E essa combinação foi importantíssima no segundo gol barcelonista em que Busquets puxou muito rápido o contra-ataque. Chama a atenção como as duas equipes se encolhem e se espalham, com sem e com a bola. A filosofia, estilo e maneira de jogar são muito semelhantes e tem as mesmas raízes.
Painel de ações de Messi, para reforçar a movimentação para a direita.

O time azul e grená dominou, claro, a maioria do jogo. Mas principalmente o primeiro tempo dos holandeses foi muito bom, apesar do 1 a 0 contra. Além de não permitirem que o Barcelona tivesse a costumeira posse de bola astronômica (56% BAR contra 44% AJA). E ainda tiveram duas chances boas que Valdes pegou, uma com Duarte e outra com van Rijhn. Fora a penalidade defendida pelo arqueiro, mas já com o jogo definido. No segundo tempo desandou. Além do contra golpe já citado, Pique fez de cabeça em cruzamento de Neymar, e Messi marcou seu terceiro com assistência de Xavi, que começou no banco e Fabregas titular.

Notinha do C&B: Messi finalizou passe a meia altura de Neymar e quase marcou de joelho. Futebol é recurso, e isso o argentino tem de sobra.

Notinha do C&B 2: Digno seria dos mais amargos dizerem que o Barcelona ganhou, mas dos quatro tentos convertidos: um de falta, um de contra-ataque e outro de cabeça. Pragmatismo catalão?! (isso é apenas uma piada, por favor)

Notinha C&B 3 e última: Messi não deixa Cristiano Ronaldo em paz! O português mete 3 ontem em Istambul, e “a pulga” faz três hoje só de pirraça. É pessoal entre os dois, só pode!

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola

Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário