sábado, 21 de setembro de 2013

Cai invencibilidade dos Reds, em jogo de igualdades e diferenças...

Liverpool 0x1 Southampton:
 Osvaldo, atacante italiano recém contrado dos Sanits. Cheio de estilo!

Cai a invencibilidade do líder Liverpool! Em casa foi derrotado pelo Southampton! Saints que tem a jogada aérea como ponto alto da equipe, já que conta com o italiano recém contratado Osvaldo e Ricky Lambert. Funcionou! Mas não com suas torres gêmeas, e sim com o zagueiro Lovren que marcou em escanteio. A partida foi um bom exemplo de esquema táticos iguais, para propostas de jogo completamente diferentes.

Liverpool e Southamton se armaram no 4-4-2 em linha. Nos Reds, Sturridge e Aspas no ataque, com o ultimo buscando mais o jogo. Nos Saints, Osvaldo e Lambert no ataque, e o italiano recuando um pouco mais. Mas a grande diferença entre os times estava nos seus meias abertos, wingers, e na marcação.

Os donos da casa posicionavam seus wingers, Moses e Henderson, muito mais abertos, buscando os lados do campo. Enquanto os visitantes tinham Jay Rodrigues e Lallana circulando mais e buscando o corredor central. Essa opção tem ligação direta com as características de atacantes e volantes. No Liverpool, Gerrard tem ótimo passe e capacidade de armação, assim como Aspas que recua do ataque. Já no Southampton, volantes e atacantes ficam mais “na sua”. Volantes com mais poder de marcação e atacantes na área.

A outra diferença foi o posicionamento da marcação das equipes. Southampton procurou pressionar a marcação, pegando a saída de bola rival lá em cima. Já o Liverpool marcava com bloco baixo, mas próximo da sua área. A dinâmica dos dois times era coerente. Southampton sabia que não ficaria com a posse de bola, mas recuando muito a marcação teria muita dificuldade de armar contra golpes com seu ataque pesado, de dois centroavantes. Liverpool pelo contrário tinha velocidade em seus atacantes e meias.

Estratégia de Pochettino saiu vitoriosa com excelente vitória. Rodgers saiu derrotado, mas na segunda etapa tentou mudar a dinâmica do jogo com a entrada de Sterling pela esquerda, centralizando Henderson e Moses na direita para armar um 4-2-3-1 que mesmo com volume na etapa final não conseguiu o gol. Philippe Coutinho, machucado, fez muita falta para a criação dos Reds.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário