quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Empate truncado, brigado e mal jogado no Pacaembu...

Corinthians 0-0 Grêmio:
 Gil e Kléber

Jogo truncado, brigado, e mal jogado no Pacaembu. Corinthians não marca gols, Grêmio mesmo sem ter três zagueiros também se preocupou mais em marcar do que arrancar um gol, que seria valioso fora de casa. A decisão segue na Arena do tricolor no sul do país.

Renato desmontou o 3-5-2 que vinha praticando, sacou um zagueiro para ter mais um atacante. Manteve a formação do trio de volantes, com Souza na cabeça da área, Ramiro saindo pela direita e Riveros pela esquerda. Na frente Kléber e Vargas pelos lados e Barcos na frente. Escolha do técnico gaúcho, não pareceu a mais adequada para a situação. Os três volantes atuando pelo meio do campo, batiam com o meia Douglas e os dois volantes Ralf e Maldonado do 4-2-3-1 corinthiano. Dois volantes que não tinham ímpeto ofensivo.

Tanto que ainda na primeira etapa, Ramiro abriu na direita para bater com as subidas de Igor, no lado oposto Vargas com Edenilson, quase formando uma segunda linha de quatro homens com os volantes, com Kléber e Barcos na frente. Tite manteve o 4-2-3-1 de sempre, com Sheik na esquerda e Danilo na direita. E continuou estático e com pouquíssima criatividade.

Corinthians que até foi melhor na primeira etapa e caiu depois do intervalo. Continuo com a tese de que um novo esquema tático poderia ter tirado os jogadores da acomodação que se encontram, exigindo mais concentração nos treinos e jogos. O problema tão falado do ataque alvinegro não pode ser simplificado, tem boa dose de má fase dos atacantes, mas também raiz no time como um todo. No jogo de hoje por exemplo, com dois volantes essencialmente defensivos, as saídas de bola exigiam com Guerrero saísse demais da área para o pivô. Os meias abertos na trinca de meias quase nunca fecham nas diagonais para entrarem na área. E outras razões devem existir.

Grêmio gera espanto em qualquer um que não acompanha os jogos do time, com Zé Roberto e Elano no banco. Mesmo com um ataque de respeito, e desmontando os três zagueiros, ainda pode evoluir muito em seu jogo. E contar com os dois meias, por hora reservas, para tornarem esse time mais envolvente.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola

Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário