sábado, 28 de setembro de 2013

Clássico londrino e português...

Tottenham 1-1 Chelsea – Campeonato Inglês:
 Vertonghen e Fernando Torres, arranca rabo o jogo todo

Um dos clássicos de Londres em White Hart Lane, Tottenham recebeu o Chelsea. E duelo nos bancos de reservas chamava a atenção antes da partida. Frente a frente os portugueses, André Villas-Boas e José Mourinho. Quase criatura e criador, dois frutos da vanguarda que é Portugal no estudo e metodologia do futebol.

Spurs começaram melhor, tinham mais imposição individual no espelho dos 4-2-3-1 das equipes. Com Ramires aberto na direita da linha de três meias azuis. Um dos duelos no meio de campo era entre Paulinho e Lampard, o brasileiro levou vantagem com suas entradas na área que não eram acompanhadas pelo inglês. Mas enquanto a arma do Little Paul é a infiltração, Lampard tem ótimo passe longo, e acompanhado a distância por Paulinho era uma arma interessante. Mas não surtiu efeito. Gol de time da casa saiu em linda trama do meia central Eriken que caindo pela esquerda, que passa para Soldado fazer o pivô e Sigurdsson cortar na diagonal para marcar.
 Mesmo com o poste na frente, da para perceber o 4-2-3-1 dos Spurs
4-2-3-1 do Chelsea, com Ramires aberto na direita

Na segunda etapa, o Special One agiu. Sacou Mikel para a entrada de Mata. Ramires passou a ser volante, Mata abriu na direita e Oscar na esquerda, com Hazard e Torres na frente, 4-4-2 em linha. Esse posicionamento variou muito entre os meias abertos e o companheiro de El Niño. Mas a mudança fundamental do Chelsea foi compactar as linhas de meio e defesa, conseguindo travar os Spurs que não ultrapassavam a intermediaria ofensiva e consequente não se aproximarem da meta de Lloris. E o gol do Chelsea, que já era melhor na partida, saiu em falta sobre Ramires. A falta nasce do novo posicionamento, sem um meia central, o campo se abria para Ramires e Lampard. Mata bateu a falta e John Terry empatou de cabeça.
Painel de ações do Tottenham no segundo tempo até a expulsão de Torres, mostra como não entravam na intermediária do Chelsea (via StatsZone)

Faltando 10 minutos para o fim da partida, Torres, que se estranhou o jogo todo com Vertonghen, foi expulso. E ai o Tottenham passou a pressionar até o final, sem tirar o empate do placar. Grande jogo! Muitas alternativas táticas, destaques individuais, rivalidade, duelos.
Proposta e Mourinho para o segundo tempo, compactando defesa e meia

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola

Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário