terça-feira, 14 de maio de 2013

Seleção Brasileira: Agora é pra valer, ou quase...


14 de maio de 2013 – Convocação da Seleção Brasileira para a Copa das Confederações:

Saiu mais uma lista de Felipão no retorno ao comando do selecionado brasileiro, agora mais “à vera” (não que a competição tenha muita importância, mas valem pontos), pois a convocação é para a Copa das Confederações que se inicia no dia 15 de junho contra o Japão. Antes disso Brasil encara Inglaterra (2 de junho) e França (9 de junho) em partidas amistosas. Não esperava surpresas, mas elas aconteceram. Todos já devem ter visto, mas só para registrar, vamos a ela:

Goleiros: Jefferson, Júlio César, Diego Cavalieri.

Defensores: Daniel Alves, Jean, Thiago Silva, Réver, David Luiz, Dante, Marcelo, Filipe Luis.

Meio campistas: Fernando, Luiz Gustavo, Paulinho, Hernanes, Oscar, Jádson.

Atacantes: Lucas, Hulk, Neymar, Bernard, Fred, Leandro Damião.

As surpresas ficaram pela ausência de Ramires e Ronaldinho e a presença de Bernard. Jogador do Chelsea por ter sido convocado nas duas primeiras listas, o atleticano pela bola que está jogando, e Bernard por nunca ter participado da seleção com na volta de Felipão. Quanto à presença de Ronaldinho nem sempre achei necessária, mas ultimamente pelo alto nível que o meia tem atuado abri essa possibilidade, mas não obrigação, portando sem grandes alardes. Muito se falou de Kaká, o que não me parece ser relevante, o ex melhor do mundo não vem atuando no Real Madrid, mesmo que uma vaga lá seja até mais difícil que com a amarelinha, mas nas poucas oportunidades que teve nos blancos não justificou ser chamado. O pedido da maioria é mais por grife do que qualquer outra coisa.

No gol não vejo problemas, os três passam confiança, mesmo que outros nomes possam ser citados. Na lateral direita, Daniel Alves é indiscutível, conheço muito gente que não gosta do futebol do barcelonista, mas não tem nenhuma sombra à altura. Já Jean para sua reserva não me agrada, o que deve pensar Felipão é que pode ser também segundo volante, que é a posição que vem atuando no Fluminense. Mas acho que Adriano, do Barcelona, que pode atuar nas duas laterais, seria mais qualificado e com a mesma versatilidade. Outro que seria Marcos Rocha do Galo mineiro. Entre os zagueiros não acredito ter nenhuma discussão, se um dia Dedé esteve nessa lista, Réver hoje a merece completamente. Na lateral esquerda Marcelo é certamente o titular, e Filipe Luis ótimo reserva.

Para primeiro volante, Fernando e Luiz Gustavo são excelentes. O nome de Ralf me vem à cabeça pela qualidade técnica e principalmente entrosamento com Paulinho, mas a experiência internacional e em campeonatos muito mais qualificados tecnicamente devem ter pesado a favor do atleta do Bayern de Munique. Já que Fernando do Grêmio deve ser a primeira opção como titular. Na vaga de segundo volante Paulinho e Hernanes. O corinthiano é uma certeza e deve ser titular. Hernanes é boa opção pela qualidade de passe, mas me preocupa talvez a falta de pegada, ou rapidez seja o melhor termo. Para essa posição vejo a maior injustiça, muito mais do que Ronaldinhho ou Kaká, Ramires deveria estar na lista. O etíope azul vem jogando muito, contar com mais opções para volante seria bom, pois Ramires e Paulinho é uma boa dupla para o setor, e até aberto na direita no 4-2-3-1 seria possível.

No setor mais ofensivo as opções para meias centralizados são Oscar e Jádson, eventualmente até Hernanes. Kaká e Ronaldinho se encaixariam por ali, mas o jogador do Chelsea me parece ser o dono da posição. Abertos na direita, Hulk e Lucas. Hulk é muito questionado mais por preconceito do que qualquer outra coisa, pode ser boa arma por ali, tem muita força e qualidade na recomposição defensiva. A vaga para a esquerda de ataque é de Neymar, lógico. Vejo com bons olhos Bernard ser chamado, mesmo sem tanta experiência, já que dificilmente será imprescindível para substituir o santista. Na área Fred tem merecido ser titular, não só porque entra e sempre guarda o seu, e essa é a função primeira do camisa 9. E o centroavante do Fluminense tem se movimentado mais em campo, para os lados ou mesmo fazendo o pivô, e não está jogando por uma bola como de costume. Damião será bom reserva, já teve melhor momento, não é um jogador refinado, mas sabe fazer gols e tem força pela juventude. Pato é justo que seja lembrado, mas a verdade é que não é titular em seu time, o que deve ter pesado contra.

Avaliar todas essas opções depende muito de como Luiz Felipe pretende desenhar sua equipe, mas com exceção de um ou outro nome é uma boa lista. Discordo de alguns, você de outros, mas de forma geral é o que temos de melhor. Tentei pensar como base num 4-2-3-1, mas não imagino que seja o esquema base, mas com as mesmas peças outras opções são possíveis. Esse desenho do técnico é o que mais me preocupa, se nos primeiros amistosos me agradaram, no ultimo jogo contra o Chile fiquei um pouco assustado com tamanho retrocesso na forma como os brasileiros estavam postados em campo. Mas as opções táticas valem outro post!

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negocio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário