terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mesmo com a vitória do Fluminense, Renato fez as melhores escolhas?

Fluminense 3-1 Audax – Campeonato Carioca:
Tenho muitas restrições ao futebol de Wagner, mas ele foi muito esperto, e técnico, na bicicleta que empatou a partida

Tricolor venceu, mas também não poderia ser diferente. Desde os 25 minutos com um homem a mais, e contra uma das piores equipe do Carioca. Mas também é verdade que saiu atrás no placar com gol de Leandro Camilo em cobrança de escanteio. Wagner, que entrou durante a partida, empatou no minuto final da etapa inicial, e de bicicleta, depois de saída estabanada do goleirão. Na última metade do segundo tempo, os zagueiros, Gum e Elivélton, decidiram de cabeça.


A questão, claro, não é o resultado. E muito menos sua justiça. Fluminense pressionou muito após a expulsão do lateral direito David. Mas o que gostaria de pensar, ou questionar, foram as escolhas de Renato.

Logo que viu sua equipe em superioridade numérica, Renato sacou Rafinha para a entrada de Wagner. A equipe estava postada no 4-3-1-2 em losango, como vem sendo, e Rafinha era volante de saída ao lado de Jean. Com a entrada de Wagner, que foi decisivo, o time se desmontou em seu esquema. E passou a pressionar de forma desarticulada, e com muitas bolas alçadas na área.

Conforme os minutos foram passando, Renato foi enfileirando uma série de atacantes na equipe que acabou a partida com dois atacantes como laterais, Chiquinho iniciou o jogo improvisado e Marcos Júnior entrou com a bola rolando. A dupla de zaga se manteve, e Jean, apesar de deslocado para a lateral, voltou a ser volante, e agora cabeça de área. Os volantes de saída eram Wagner e Conca, Sóbis na ligação, Biro Biro e Michael na frente.

Mas essa formação só se organizou assim poucas vezes, e logo que fez isso criou duas oportunidades em troca de passes envolventes que acabaram com conclusão errada de Biro Biro. Será que Renato precisava desmontar o time para ir para cima? Se tinha uma proposta para atacar o Audax, ela não seria facilitada no 11 contra 10? Não seria melhor manter o esquema e apenas substituir por peças mais ofensivas? Enfim, duvidas difíceis de responder, já que o resultado veio e a situação passou.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário