domingo, 19 de janeiro de 2014

Início de trabalho de Mano Menezes, um processo...

Portuguesa 1-2 Corinthians – Campeonato Paulista:
 Além do gol, Romarinho aplicou um elástico no meio das pernas do defensor da Lusa. Além de mais motivado, o jovem parece mais solto em campo

O jogo do Canindé era a principal partida da primeira rodada do Paulistão. Apesar diferença técnica entre as equipes, Lusa foi esfacelada após o campeonato brasileiro, os dois times tinham graus de preparação semelhantes. Já que muitos times treinam desde o fim do ano passado para a competição, o que não ocorreu com Portuguesa e Corinthians.


Corinthians já mudou com Mano Menezes. Não que a tarefa do treinador fosse simples, mas é um fato que Mano pega uma base muito bem montada, principalmente na defesa. O grande desafio, e que Tite não conseguiu em seus últimos meses no comando, é fazer o time ir tão bem na defesa quanto no ataque. E pelo menos nesse primeiro jogo conseguiu.

O esquema tático usado pelo Corinthians se manteve, no 4-2-3-1. As principais modificações no time foram algumas peças e a dinâmica da equipe. Rodriguinho foi o meia central na linha de três meias, Romarinho pela direita e Danilo na esquerda, com Guerrero na referência. E esses homens iniciaram as mudança de postura. No primeiro jogo de Mano Menezes, os wingers (meias abertos) não retornavam marcando até a linha de fundo em todos os momentos. Com isso tinha mais pernas para chegarem ao ataque.

No fundo Mano “descompactou” o time, mas imagino que esse seja parte do processo. A compactação da equipe de quando Tite dirigia era muito boa, defensivamente. Mas quando não era “jogo grande” o ataque se prejudicava. Imagino que Mano esteja trabalhando para montar um time compacto, mas com linha de defensores adiantada e marcação mais pressionada. Pressão que já aconteceu na partida contra a Lusa, mas por ser ainda início de preparação, ainda tímida.

A Portuguesa, de Guto Ferreira, tem proposta muito parecida com o ano passado. No mesmo 4-3-3 ofensivamente, e na defesa formando o 4-1-4-1 com a volta dos pontas. Mas com elenco praticamente inteiro renovado, só Valdomiro era titular na temporada passada, a missão de Guto é complicada. Mas a ideia segue muito boa.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário