segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ancelotti muda e parece estar "achando" os merengues...

Espanyol 0-1 Real Madrid – Campeonato Espanhol:
 Real Madrid tem que jogar para Ronaldo e Bale infernizarem nas pontas

Contra o Espanyol ficou claro que Ancelotti ainda não tem sua forma ideal para armar os merengues, e alterou o esquema tático do Real Madrid. A vitória veio em gol de cabeça do zagueiro Pepe, após cobrança de falta de Modric. Com o empate de Atleti e Barça, os blancos se aproximaram dos líderes, agora só três pontas atrás dos rivais.


Ancelotti montou um 4-3-3, ao invés do 4-2-3-1 variando para um 4-4-2 defensivo que vinha utilizando. A linha defensores foi formada por Carvajal, Pepe, Sérgio Ramos e Marcelo, a frente deles Xabi Alonso era o cabeça de área. Modric e Di Maria completavam o meio de campo, eram os organizadores do triangulo de base alta que tinha Xabi como vértice defensivo. Lá na frente, Bale pela direita, Benzema na área e Cristiano Ronaldo na sua ponta esquerda.

Não foi uma grande partida dos blancos, os movimentos da nova forma de jogar ainda não estão sincronizados. Mas me parece uma das melhores possibilidades de armar o time, e depois da equipe adaptada ao modelo, muitas inversões e variações são possíveis. Nesse 4-3-3, Gareth Bale e Cristiano Ronaldo caem pelas pontas e não tem tanta obrigação de marcar como no 4-2-3-1, já que tem três volantes nas suas costas e podem abusar das diagonais em direção à área. Mas como disse, nem tudo está “azeitado” ainda. CR7 se enfiou demais entre os zagueiros, missão ideal para Benzema segurar os defensores com ele dentro da área para que o português vinha de fora aproveitando seu explosão e mudanças de direção no corredor.

Outro aspecto que Ancelotti poderia trabalhar é o posicionamento dos laterais. Na partida contra o Espanyol, eles tiveram muita liberdade, sacrificando um pouco a vida de Di Maria e Modric que acabaram ficando um pouco recuados para cobrirem seus avanços. Imagino que que a melhor opção seria segurar Carvajal e Marcelo, até para de Bale e Ronaldo não tenham que priorizar o centro do gramado para abrirem o corredor. Mas trabalhando essa formação e evoluindo na engrenagem penso que Ancelotti pode estar, de forma tardia, dando uma cara mais correta para esse elenco de tantas possibilidades.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário