quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Renato definiu bem a proposta inicial do Fluminense...

Fluminense 1-1 Bonsucesso – Campeonato Carioca:
 Carlinhos fez muita falta na péssima campanha no Brasileiro do ano passado. Voltou, e já meteu um golaço. Na gaveta!

Fluminense fez sua estreia nos gramados de 2014. Ok, eu sei que já disputou sua primeira partida no ano, mas além de contar com ausências importantes, o em Moça Bonita não tinha gramado. 70% eram terrão.
Renato parece ter definido melhor sua proposta inicial de jogo. Armou a equipe no 4-3-1-2 em losango. 

Húngaro cria fato novo para Botafogo superar as perdas e os desafios...

Botafogo 2-1 Madureira – Campeonato Carioca:
 Seedorf será insubstituível, Mas Húngaro pode criar com Bolatti (foto) um fato novo para a equipe

Botafogo estreio sua equipe titular na temporada de 2014, agora com Eduardo Húngaro no comando. Titulares foram poupados na primeira partida, visando a disputa da Libertadores que começa para alvinegro na semana que vem. Com o novo treinador as notícias davam que a formação iria mudar, como aconteceu.

Palmeiras não teve três zagueiros, como especulado...

Comercial 0-2 Palmeiras – Campeonato Paulista:
Wesley marcou o seu, mas quando será aproveitado como segundo volante?

Em algumas previas para o jogo do Palmeiras foi apontado que Gilson Kleina iria atuar com três zagueiros na estreia de Lúcio. Não foi o que aconteceu. O time se postou no mesmo 4-2-3-1 da primeira partida. Marcelo Oliveira, que tem dito que quer jogar de zagueiro, foi volante ao lado de Renato, e Henrique e Lúcio a dupla de zagueiros.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Corinthians soltando a musculatura ofensiva?

Corinthians 1-0 Paulista – Campeonato Paulista:
 Se prepara Guerrero, porque a cabeça vai inchar. Ta chovendo bola na área

Em uma das entrevistas de Mano Menezes, que se não me falha a memória, foi após o jogo contra a Lusa, o treinador definiu o Corinthians no 4-4-2. Claro que o mais indicado para essa caracterização seja o próprio, não vi o time nessa formação e duvidei da sinceridade do que havia dito, talvez por estar jogando com a imprensa. Mesmo assim, no jogo contra o Paulista, a equipe comandada por ele, se formou dessa forma.


Guilherme e Ralf como volantes, o segundo com mais saída. Danilo caindo pela esquerda e Rodriguinho da direita para o meio, eram os meias. Romarinho mais adiantado, ao lado de Guerrero. E o camisa 31 é determinante nessa mudança, enquanto na partida anterior se posicionava do lado oposto à Danilo, dessa vez foi pelo mesmo lado esquerda. E o Corinthians, apesar de não marcar, teve boa criação. Chegou ao ataque, teve chances com Danilo, em boa participação do goleiro adversário, com Romarinho em ajeitada de Guerrero, e com Rodriguinho, batendo de fora da área.

No segundo tempo a produção ofensiva corinthiana caiu. E não me parece coincidência que isso tenha ocorrido quando Romarinho passou para a lado oposto ao de Danilo, formando um esquema mais parecido com o 4-2-3-1 que predominou no ano passado. E o gol só saiu quando o time já tinha alterado a forma de jogar, com Pato e Sheik abertos, Rodriguinho recompondo mais juntos aos volantes e Guerrero na área. Emerson cruzou bola precisa para o peruano fazer de cabeça. Terceiro gol no Paulista, terceiro de bola área. A única diferença é que não foi um lateral que alçou na área.

Mano soltou o time, deu liberdade aos homens de frente, que agora recompõem muito menos. Uma parte dessa mudança imagino ser um trabalho para o time “confiar” mais em seus defensores, e os jogadores chave dessa defesa são Ralf, Gil e Paulo André. Ou parte pode ser uma tentativa do técnico soltar seus atacantes, obriga-los a articular lá na frente. Quase que um exercício para soltar a “musculatura ofensiva do time”. Porque não imagino Mano Menezes em jogos maiores com a falta de compactação, que permitiu ao Paulista até algumas chances. Mas é preciso dizer, que é o início de um processo.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Nem ao céu, nem ao inferno...

São Paulo 4-0 Mogi Mirim – Campeonato Paulista:
 Gols de Osvaldo e Luís Fabiano podem "recuperar" peças importantes do elenco

Muricy mudou a forma de jogar que iniciou o ano do São Paulo. E começou a alteração desde a derrota contra o Bragantino. Na partida de contra o Mogi teve a equipe no 4-2-3-1, com Ademilson e Osvaldo abertos na linha de três meias e Ganso por dentro, Luís Fabiano na referência de ataque. E durante a primeira etapa o maior problema tricolor foi a saída de bola, não mais feita por Denílson, agora no banco. E dificuldade na transição ofensiva impossibilitava a chegada da bola para Ganso, que ficou alheio à partida.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pior não foi a derrota...

Bragantino 2-0 São Paulo – Campeonato Paulista:
 Qual é o lema? Aqui é trabalho, meu filho. Não vai voltar Muricy!

São Paulo iniciou com derrota no Campeonato Paulista. É verdade que a diferença de preparação é grande entre os times da capital e do interior, mas também é verdade que a diferença técnica e de investimento dos times “grandes” poderia dar conta desse curto tempo para iniciar os trabalhos. A torcida são-paulina já mostrou sinais de irritação com o time, e claro que esse nervosismo é acumulado desde o ano passado. Mas ainda vejo que o trabalho do técnico tricolor está começando agora, como ele mesmo disse no ano passado pouco podia fazer para grandes mudanças na forma de jogar.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Início de trabalho de Mano Menezes, um processo...

Portuguesa 1-2 Corinthians – Campeonato Paulista:
 Além do gol, Romarinho aplicou um elástico no meio das pernas do defensor da Lusa. Além de mais motivado, o jovem parece mais solto em campo

O jogo do Canindé era a principal partida da primeira rodada do Paulistão. Apesar diferença técnica entre as equipes, Lusa foi esfacelada após o campeonato brasileiro, os dois times tinham graus de preparação semelhantes. Já que muitos times treinam desde o fim do ano passado para a competição, o que não ocorreu com Portuguesa e Corinthians.

De virada Palmeiras vence, ainda com muitos reservas...

Palm eiras 2-1 Linense – Campeonato Paulista:
 Alan Kardec deve ser o grande referencial técnico da equipe. Se Valdivia tiver de novo ano irregular. E ao lado de Leandro serem ataque de bom nível

Palmeiras inicia ano importantíssimo na sua história. Mas não tanto por seu centenário, que apesar da data comemorativa não deve mudar muito o planejamento do diretoria. O alviverde retorna da série B do brasileiro, e ai a grande questão, e terá que montar time forte para a temporada, já que apesar do boa campanha na segunda divisão não pode ser critério para o ano que virá.

Santos de Oswaldo, vence a primeira do ano...

Santos 1-0 XV de Piracicaba – Campeonato Paulista:
 Gabigol abriu o ano santista, sem responsabilidade de ser titular, na posição de Damião, o jovem pode se desenvolver

Oswaldo de Oliveira iniciou seu trabalho no Santos, e já começa a dar dicas de como deve armar o time. Claro que o time não conta com todo seu elenco. Um deles é Cícero, o jogador mais importante da temporada passada.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Barça vence, Messi reassume a artilharia. Mas Neymar sai contundido...

Getafe 0-2 Barcelona – Copa do Rey:
Messi já retomou a artilharia do Barça, que era de Pedro. Marcou dois e agora tem 18 gols na temporada

Vaga do Barça da Copa do Rey já estava praticamente decidida, no jogo de ida a vitória por 4 a 0 do Camp Nou assegurava a continuidade na competição. Na volta, Barcelona, com time misto, aplicou 2 a 0 no Getafe e avançou.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Manchester City: Números, números, números!

Manchester City 5-0 Blackburn – Copa da Inglaterra:
Negredo e Dzeko!

Os números de ataque do Manchester City impressionam! Marcaram 99 vezes nessa temporada, e tem média absurda de 3 gols por jogo, em 33 partidas. Só como cereja do bolo, quem empurrar mais uma para o fundo fará o centésimo tento dos citizens na temporada. Contra o Blackburn não foi diferente, mais uma goleada e dessa vez por 5 a 0. Todos que mandaram as bolas para as redes são atacantes: 2 de Negredo, 2 de Dzeko e 1 de Aguero. Goleadas não são exceção para os azuis de Manchester, contando essa, são 9. Tomando como critério que goleadas são resultados por mais de 3 gols, ou diferença de 3, mas marcando 4 ou mais (caracterização altamente subjetiva, mas foi a escolhida).

Ideia se manteve, mas com novas mudanças de Ancelotti...

Osasuna 0-2 Real Madrid – Copa do Rey:
 CR7 marcou seu gol número 30 na temporada, em 25 jogos

Real Madrid já estava com a classificação encaminhada na Copa do Rey, e confirmou com outro 2 a 0 no Osasuna. Mesmo placar do jogo de ida. Na análise da primeira partida entre os dois escrevi que o time venceu, mas precisava voar. Entre os dois confrontos teve a vitória sobre o Espanyol, por 1 a 0, e apesar do placar magro, Ancelotti apresentou nova proposta para a equipe.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Atleti encara adversário mais difícil entre o trio espanhol...

Atlético de Madrid 2-0 Valência – Copa do Rey:
 Tiago: o volante português é muito importante para Simeone

Jogo muito difícil para o Atleti, que já havia encara uma pedreira contra o Valencia fora de casa no jogo de ida. O 2 a 0 final talvez não dê a ideia da dificuldade do jogo, que teve o time visitante pressionando muito e com boas chances claras de placar melhor. Atlético avança, e foi entre o trio que domina o campeonato espanhol o que teve desafio mais complicado.

Lazio no mesmo ritmo da temporada, mas ainda defende o título...

Lazio 2-1 Parma – Copa da Itália:
Perea: Jovem colombiano, de 20 anos, tem 9 partidas como titular, 7 saindo do banco, pela Lazio nessa temporada. 4 gols e 2 assistências

Atual campeão da copa nacional, Lazio avançou. Mas para quem pensar que jogou bem e superou o Parma, se engana. Mesmo com time misto e apenas a poucos jogos da troca de treinadores, saída de Petkovic e Reja assumindo, o desempenho do time de Roma foi o mesmo do restante da temporada. Ruim.

PSG só conseguiu avançar no fim...

Bordeaux 1-3 Paris Saint Germain – Copa da Liga Francesa:
 Rabbiot, de quase vilão para quase herói

PSG avança na Copa da Liga da França, e vai para a semifinal da competição. Importante sempre lembrar que essa competição não a Copa da França. Assim como na Inglaterra, existem duas copas do país. Uma organizada pela federação e outra pela liga que organiza o campeonato nacional.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Arsenal retoma a liderança, mas não sem sustos...

Aston Villa 1-2 Arsenal – Campeonato Inglês:
 Wilshere não faz temporada tão boa quanto a passada, mas ainda é importante. Hoje decidiu!

Gunners vencem para retomarem a liderança da Premier League com 48 pontos, seguido por Manchester City, 47, e Chelsea, 46. Este parece ser o grupo que se candidata para vencer o campeonato inglês. Nas 9 últimas partidas do Arsenal, perdeu apenas um. Exatamente para o City, por 6 a 3. Time de Manchester que tem ataque avassalador, mas os londrinos mesmo com ataque mais “modesto” não tem dado chances e permanecem na ponta.

Mais um empate da Inter, destino é Europa League?

Internazionale 1-1 Chievo – Campeonato Italiano:
 Missão difícil de Palacio, muito isolado na frente

Mais empate para Inter na Série A, agora em casa com o Chievo. Foi oitavo empate no campeonato italiano, mesmo números de vitórias e mais 3 derrotas nas 19 rodadas. Temporada da Internazionale que se não é desastrosa como a do rival Milan, é decepcionante para o tamanho clube. Mas condizente com seu elenco, de poucos investimentos e opções. Parece que irá brigar mesmo pela Europa League.

Ancelotti muda e parece estar "achando" os merengues...

Espanyol 0-1 Real Madrid – Campeonato Espanhol:
 Real Madrid tem que jogar para Ronaldo e Bale infernizarem nas pontas

Contra o Espanyol ficou claro que Ancelotti ainda não tem sua forma ideal para armar os merengues, e alterou o esquema tático do Real Madrid. A vitória veio em gol de cabeça do zagueiro Pepe, após cobrança de falta de Modric. Com o empate de Atleti e Barça, os blancos se aproximaram dos líderes, agora só três pontas atrás dos rivais.

sábado, 11 de janeiro de 2014

No grande jogo da rodada quem se deu bem foi o rival de ambos...

Atlético de Madrid 0-0 Barcelona – Campeonato Espanhol:
Messi tentando achar espaço nas linhas do Atleti

É até engraçado pensar que o grande jogo da temporada espanhol não teria a presença do Real Madrid na disputa contra o Barcelona. Atlético de Madrid rompeu a fronteira que Real e Barça tinham dos demais clubes espanhóis, e é o Atleti que disputa a ponta da tabela com os catalães. Mas ainda nada decidido, e quem saiu vitorioso foi o rival de ambos: Real. Com o empate, os merengues podem diminuir a distância para os dois líderes, se vencer.

Spurs começam a se reerguer, como e com Adebayor...

Tottenham 2-0 Crystal Palace – Campeonato Inglês:
 De encostado para peça fundamental no esquema do Tottenham: Adebayor

Spurs vem se recuperando depois da saída de Villas-Boas do comando, agora com Sherwood como treinador. Já são cinco partidas sem perder e encostando no grupo que vai disputar vaga para a Champions League. Mudanças do novo técnico surtem efeito.

Chelsea vence, mas ainda não deslancha...

Hull City 0-2 Chelsea – Campeonato Inglês:
 Complicou? Joga no belga!

Chelsea venceu fora de casa e assumiu a liderança da Premier League, mas de forma provisória. Os blues esperam um tropeço de Manchester City e Arsenal, que jogarão no decorrer da rodada, para ficar na ponta da tabela.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Com gol de Maicosuel, Udinese deixou a temporada da Inter ainda pior...

Udinese 1-0 Internazionale – Copa da Itália:
 O Mago mandou a Udinese para a próxima fase da Copa da Itália

O assunto nos bares de Milão deve ser handebol, vôlei, fórmula 1, ou qualquer outra coisa. Passa longe do futebol. Porque a temporada para os times milaneses é desastrosa! Interistas devem até querer zombar da posição ridícula do Milan na Série A, mas os rubro-negros com certeza iriam retrucar com essa eliminação para Udinese na Copa da Itália. E se muito provavelmente o Milan não chegue longe na Champions League, a Inter também não desfuta de posição ótima no campeonato italiano. É quem sabe o futebol ainda esteja na pauta, mas um querendo ser “menos pior” que o outro.

Real vence, mas precisa voar. Bola está com Ancelotti...

Real Madrid 2-0 Osasuna – Copa do Rey:
Ancelotti, técnico do Real Madrid

Real Madrid venceu em casa o Osasuna pela Copa do Rey, por 2 a 0, e deve se classificar mesmo com o jogo de volta. Os merengues fazem boa campanha, mas não é ótima. A grande questão para o time blanco não vencer, mas firmar um padrão de jogo para a equipe. Vencer os craques garantem, mas a dinâmica da equipe fica à cargo de Ancelotti. E o treinador não fez ainda esse time voar.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Segunda maior goleada da temporada, a próxima será contra o United?

Manchester City 6-0 West Ham – Copa da Liga:
 Hat-trick de Negredo!

Ao contrário dos rivais vermelhos de Manchester, a vida do City foi bem simples na semi da Copa da Liga. Talvez a diferença das duas partidas represente bem a distância do momento atual dos gigantes ingleses. Os azuis da cidade largaram uma senhora goleada no pessoal das bolinhas de sabão.

Ele voltou para transformar partida insossa em espetáculo...

Barcelona 4-0 Getafe – Copa do Rey da Espanha:
 Ele voltou!

Vida bem mais simples para o Barça, que goleou o Getafe, do que para o Atlético de Madrid que suou a camisa para empatar com o Valência. Essa comparação é preciso para lembrar que sábado teremos o jogo do campeonato espanhol! Os dois líderes se enfrentam. Jogo no Camp Nou era morno, simples, até que um baixinho entrou em campo. Ele voltou! Após loga para contundido.

Nada de moleza antes do grande jogo da temporada para o Atlético de Madrid...

Valência 1-1 Atlético de Madrid – Copa do Rey da Espanha:
 Postiga, o português justiceiro!

Uma partida antes do grande jogo na temporada na Espanha, Atlético de Madrid teve compromisso dificílimo pela Copa do país. Se no próximo sábado o confronto contra o Barcelona se desenha como uma final de campeonato, já que Atléti e Barça dividem a liderança do campeonato espanhol. Pela Copa do país a tabela não reservou caminho simples aos colchoneros.

Copa da Liga não salvará o United, mas pode agravar a crise...

Sunderland 2-1 Manchester United – Copa da Liga Inglesa:
Vida não está simples para David Moyes no comando dos Red Devils

A temporada em Old Trafford já está comprometida, a pressão sobre Moyes deve ser enorme. E a Copa da Liga não salvará nada, pode apenas agravar a crise. Copa da Liga que é o torneio com menos importância no calendário inglês. Ainda mais com a possibilidade de encarar o rival Manchester City na final, equipe em momento especial.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O príncipe voltou?

Milan 3-0 Atalanta – Campeonato Italiano:
 Além de ter participado dos três gols, marcando um e com passe para outro. Kaká anotou seu centésimo tento com a camisa do Milan

Como resultado foi o melhor dessa temporada na Série A, de uma equipe nos últimos nove jogos havia vencido apenas um! Agora dois em dez, claro que para o tamanho do Milan isso não pode ser bom. Mas para quem quase no meio da temporada ocupa o décimo primeiro lugar, preocupação principal não deve ser com os pontos. As pretensões de algo melhor no ano, via campeonato nacional, são mínimas. Milan tem que recuperar o desempenho.

Proposta muito clara de Rafa...

Napoli 2-0 Sampdoria – Campeonato Italiano:
 Mertens, mais um dessa excelente geração belga

Napoli de Rafa Benitez tinha uma proposta bem clara de jogo e executou muito bem o que foi proposto. E se mantem na zona de classificação para Champions League, tendo no seu calcanhar a Fiorentina, que se coloca firme entra as quatro principais forças da Série A. E esse G-4 formado, é sempre bom lembrar, que ocorre pelas péssimas campanhas de Inter, Lazio e Milan. Nessa ordem.

Jogo para lá de truncado na capital, esperado...

Lazio 1-0 Internazionale – Campeonato Italiano:
 Velinho? Mas Klose ainda mete caixa!

Jogo refletiu muito o momento das duas equipes. A parte o fato de ser um clássico entre duas equipes, o que torna a partida truncada por natureza, ainda mais no Campeonato Italiano, os dois times não se caracterizam por ataques possantes e nem criatividade. Mas o resultado foi inesperado. Lazio, na décima segunda posição na tabela, vence a Inter, em sexto, com gol de Klose nos
últimos minutos do cronometro.


Placar não foi injusto, mas engana...

Real Madrid 3-0 Celta de Vigo – Campeonato Espanhol:
 CR7 marcou duas vezes e foi a 29 gols na temporada. É o artilheiro da Liga Espanhola, com 20 gols, superando Diego Costa, 19.

O placar não foi injusto, longe disso. Mas um tanto mentiroso do desempenho do time merengue. Não é ao acaso que o Real Madrid de Ancelotti segue um pouco distante, 5 pontos, os líderes Barça e Atléti. O maior desafio do treinador é fazer esse elenco, de tantas opções ser ainda mais forte. E posso estar sendo rigoroso, mas penso que ainda não conseguiu.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Juve, como um gato, brincou com sua presa...

Juventus 3-0 Roma – Campeonato Italiano:
 Com o gol que abriu o placar da partida, Vidal se isolou na artilharia da Juventus na temporada. Tem 12 contra 11 de Tevez. Carlitos que serviu o chileno para marcar

Juventus não só se distanciou na ponta da tabela, agora tem 49 pontos, após vencer a Roma, segunda colocada com 41. Mas também derrubou a única equipe invcta da Série A italiano, e sensação do início do campeonato. E não foi qualquer vitória, o clássico 3 a 0.

Moyes não evitaria, nem piora a ressaca, de Ferguson. E a crise dos meias...

Manchester United 1-2 Swansea – Copa da Inglaterra:
 Como fazem falta! Juntos, Rooney e van Persie são responsáveis diretos por 38% dos gols do United

A temporada do Manchester United não é boa, péssima para alguns. Apesar de seguir da Champions League, sem muitas pretensões, e Copa da Liga, torneio de segunda importância na Inglaterra. Time faz campanha muito inferior a expectativa na Premier League, sétimo lugar, e acaba de ser eliminado pelo Swansea na FA Cup.

Mas ouso dizer que seria esperado. Impossível pensar que qualquer técnico poderia evitar tamanha ressaca da maré no primeiro ano do clube sem Alex Ferguson. O Sir não era só técnico, nem Manager, era lenda. Um entidade vermelha. E por mais que David Moyes seja bom treinador, não poderia suprir a ausência de Alex, e nem seus erros, que existiram e existem, determinam a metade de temporada decepcionante.

Quando o Swansea abre o placar com Routledge, que entra na diagonal deixada pelo recuo de Bony, o United vinha fazendo jogo razoável. A principal deficiência da equipe, com certeza é o setor de criação. E até ali, 12 minutos, esboçava ser melhor. Kagawa se movimentava da esquerda para dentro, Valência fazia a diagonal da esquerda para área, Welbeck circulava. E poucos minutos após o revés Chicharito põe a bola nas redes completando cruzamento de Buttner.

Mas principalmente da etapa final, o problema da criação de jogadas apareceu com força. Nenhum dos meias do elenco é titular absoluto. Ashley Cole, Kagawa, Nani já tiveram muitas oportunidades e em nenhum momento se fixaram como principal opção. A dupla titular, hoje, é formada Valência e Januzaj. O segundo é um jovem meia belga de 18 anos, e talvez o mais criativo deles, porém a pouca idade não permite que vista a camisa encarnada e tome para si a responsabilidade de armar o exército vermelho. Valência é muito criticado, e concordo que seu futebol é um tanto burocrático, mas não deixa de ser útil. Se Rooney e van Persie estivessem resolvendo tudo lá na frente, sua dedicação tática seria exaltada, ou mesmo passaria ileso à cornetagem. Rooney não atuou contra o Swanse, e o holandês sofre com mais uma lesão. Dos meias citados, o equatoriano é o que tem melhores números, apesar de ruins, marcou 3 gols e tem 3 assistências.

Januzaj 3 gols e 2 assistências (não por acaso é quem forma a dupla de meias)
Kagawa 0 gols e 0 assistências
Young 2 gols e 1 assistências
Nani 1 gol e 0 assistências

O gol de Bony, ótimo centroavante do Swansea, aos 45 do segundo tempo foi só para fechar com chave de “sei lá o que” a péssima fase.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Novidade faz Barça ter uma das melhores partidas da temporada...

Barcelona 4-0 Elche – Campeonato Espanhol:
 Chileno foi o cara! Meteu só três na caixa...

Fazia algum tempo que não via jogo tão expirado do Barça, talvez o melhor com Tatá Martino no comando. E duas coisas chamam a atenção. A primeira é que Neymar estava no banco e Messi assistindo da arquibancada, ou cadeiras. E a segunda é que foi o jogo que sucedeu talvez a grande partida da temporada, e não será contra o Real Madrid.

Barcelona venceu o Elche, e anotou 49 pontos. Mesmo número, do também líder, Atlético de Madrid. Imagina qual partida será disputada na próxima rodada da Liga Espanhola? Exatamente! Atléti x Barça, às 17 horas de sábado. Imperdível, no mínimo.

Mas a partida do Barcelona foi tão boa porque teve novidades. Time parecia um tanto travado em seu próprio estilo, além da óbvia falta que faz Messi em campo. Porém contra o nada brilhante Elche, nova dinâmica se estabeleceu.

Os catalães não alteraram, claro, sua forma de jogar. O mesmo 4-3-3 ofensivo, e 4-1-4-1 defensivo, com muita posse de bola. Song na cabeça da área, Xavi e Iniesta como organizadores, Alexis e Pedro abertos e Fabregas fazendo a função de Messi, mas não como Lionel. Cesc recuava muito mais que a Pulga, ou ele mesmo. Pedro e Alexis abusaram das diagonais em direção à meta rival, muitas vezes ao mesmo tempo. E quem dava profundidade pelas pontas eram os laterais, Montoya e Jordi Alba.

Mas esse dinâmica só foi possível por uma mudança do fluxo de passes da equipe. Ao invés da imensa troca de passes da intermediária ofensiva para frente, encurralando o time adversário em sua própria área, encostando o bumbum deles na parede (sutil nome para nádegas, não?). A equipe de Martino trocava passes entre o meio de campo e a intermediário, ou seja dali para trás. E chamava a defesa do Elche para se adiantar, e como esta era atraída as diagonais dos pontas e corredores dos laterais ficavam escancarados.

Os gols representam muito a forma como o jogo se desenhou. No primeiro, Alba é lançado na esquerda, cruza e Alexis arremata. No segundo Fabregas recua para assistir Pedro. No terceiro Pedro passa para Alexis marcar, lembra das diagonais do dois juntos? Então. E quarto foi de falta de Sanchez, só para coroar o dia inspirado do chileno com um hat-trick. Jogão do Barcelona!

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Alguém tem que tomar a camisa 9 do Chelsea para si...

Derby County 0-2 Chelsea – Copa da Inglaterra:
 Fernando substituindo Samuel...

Chelsea avança na FA Cup. Jogo talvez tenha sido retrato do time de Mourinho, venceu mas sem brilhar. Mesmo sem sua escalação principal, os blues tinham obrigação de melhor desempenho contra a boa equipe do Derby County, da segunda divisão inglesa.

Na escalação de Mou poderíamos desenhar duas possibilidades antes da bola rolar, com Ramires, Mikel e Essein. Um 4-3-3 ou 4-2-3-1, a segunda opção se concretizou com o volante brasileiro abrindo na linha de três meias pela direita. Mikel e Essein eram a dupla de volantes. Oscar e Willian completavam o trio de meias brazuca do time Inglês.

Chelsea tinha pela frente um time bem postado. Derby se armou no 4-1-4-1, com Eustace como cabeça de área entre as linhas e Martin na referência de ataque. Me chamou a atenção como o centroavante do time da casa participou bem do jogo, principalmente fora da área.

A opção por dois volantes mais duros do técnico português não foi em vão. A dupla deu muita segurança na defesa e distribuiu bem o jogo na transição ao ataque, é claro que falta um pouco de aproximação na frente. Mas revela boa opção em jogos que a força defensiva seja necessária. O grande problema do time londrino é o desempenho de seus centroavantes. Torres, Eto’o e Demba Ba, nenhum deles ainda tomou conta da posição. Fernando tem 7 gols na temporada, Samuel 5 e Ba 3. Se avaliarmos que estes são os responsáveis por colocar a bola para dentro, e Hazard e Oscar tem 10 e 8 gols no mesmo período, a conclusão é que os “9” de Mou não vão bem. Quem começou a partida foi o camaronês, e quase não participou da partida, Torres o substituiu e participou mais, teve chances, mas desperdiçou todas.

O jogo só se resolveu em falta batida na área por Willian, que Mikel meteu a cabeça para abrir o placar. E depois, Oscar enfiou o pé em chute forte para determinar o placar. Chelsea, avança, vence, mas ainda não engrena.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

sábado, 4 de janeiro de 2014

Clássico do norte de Londres logo de cara na FA Cup...

Arsenal 2-0 Tottenham – Copa da Inglaterra:
 Cazorla abriu o placar!

Primeira rodada da Copa da Inglaterra com os times da Premier League, primeira divisão inglesa. Sempre importante alertar para não confundirem com a Copa da Liga. FA Cup disputada hoje é o torneio de futebol mais antigo do mundo, e com importância maior para os times de ponta da terra da rainha, enquanto a “outra” é organizada pela liga e não pela Federação Inglesa de Futebol. Logo cara clássico do norte de Londres, Gunners x Spurs. Vale lembrar também que os dois já foram eliminados da Copa da Liga, e agora Tottenham só terá a Premier League como disputa nacional.

Times não vieram como força máxima, mas mantiveram os esquema táticos que vem utilizando. Tottenham no 4-4-2 utilizado por Sherwood desde que substitui André Villas-Boas e Wenger no 4-2-3-1. Mas para essa partida, Arsene teve Walcott como referência de ataque, sem Bendtner e Giroud, seus centroavantes de oficio.

Arsenal foi superior na maior parte do jogo, e a partida teve desenho quase constante. Spurs sempre quebrando a primeira bola em direção à Adebayor, para Soldado disputar a segunda bola. E o time de White-Hart Lane só criou chances com poucas bolas roubadas na saída de bola rival. Já os Gunners trabalhavam mais a bola, e com troca de passes rápidos surgiam chances para Walcott finalizar.

Aos 30 minutos, em transição muita rápida ao ataque, Gnabry fechou na diagonal, da direita para o meio, Walcott fez o movimento oposto atraindo a marcação, e o ponta alemão clareou para Cazorla bater cruzado e marcar. Na segunda etapa, time do Tottenham em nenhum momento mostrou força para superar o rival em melhor fase, e a falha de Rose que perdeu a bola para Rosicky arrancar e marcar, foi só o último ato de uma vitória esperada.

Tottenham tem distância para os líderes do campeonato e até vaga na Champions League parece difícil, e está na Europa League, competição continental com pouco prestigio na Inglaterra. E a certeza que a venda de Gareth Bale para o Real Madrid, e o investimento em reforços não deu resultado para a atual temporada.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Atléti fura retranca para continuar sonhando...

Málaga 0-1 Atlético de Madrid – Campeonato Espanhol:
 Hoje Koke não foi garçom!

O empate bastaria para Atléti ser líder provisório do campeonato, mas o resultado era amargo para quem quase no meio da temporada almeja disputar o título espanhol. Barcelona deve vencer o Elche na sequência da rodada e ultrapassaria os colcheneros. Mas Koke assegurou vitória importantíssima.

Time de Simeone tinha osso duro de roer pela frente, Málaga mesmo jogando um sua casa jogou se defendendo muito. Tinha três zagueiros atrás, dois alas bem recuados dois volantes a frente da zaga, os dois pontas, Samuel e Eliseu voltando pelos lados para marcar. Ou seja, apenas Juanmi na frente, e o resto marcando muito.

Atlético manteve seu 4-4-2 habitual, mas com mudanças. Na frente, Diego Costa e David Villa. Mas na linha de meio campistas, Koke, que vinha atuando aberto, foi centralizado ao lado de Tiago. E os flancos ficaram para o jovem Oliver e o turco Arda Turan.

Jogo foi arrastado, com muitas faltas e poucas oportunidades. Além de muitos homens atrás da linha da bola, a defesa do Málaga se marcou muito pela perseguições individuais. E o time vermelho e branco tinha dificuldade de entrar na defesa.

Diego Costa não conseguia bom desempenho para continuar mantendo a sua incrível marca de participar de 37% dos gols do time. Mas na segunda etapa foi importantíssimo, em jogada pela esquerda de ataque, atriu toda a defesa rival e bateu cruzado para a área, e no rebote Koke enfiou o pé para garantir a vitória. O meia que é líder de assistências da equipe, com 10 passes para gol, teve que marcar para manter vivo o sonho, possível, de derrubar Barcelona e Real Madrid em busca do título nacional.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Teremos replay na Copa da Inglaterra...

Blackburn 1-1 Manchester City – Copa da Inglaterra:
 Gol de Negredo não assegurou a vitória

Manchester City, segundo colocado na Premier League, iniciou sua participação na Copa da Inglaterra para “defender” seu vice campeonato contra o Blackburn, da segunda divisão, fora de casa. E foi surpreendido! Com o empate será necessário o replay, jogo desempate, para decidir que avança.

Até por volta dos 30 minutos, os citizens não conseguiam ultrapassar a marcação montada pelo time da casa na intermediária. Blackburn se armou no 4-3-3, com três volantes na frente da área, com Williamson centralizado e Lower e Taylor abertos um pouco a frente. Os três atacantes eram Gestede na área, Cairley e Marshall abertos. Mas os pontas recuavam para marcar os laterais rivais, e a variação do 4-1-4-1 se desenhava.

Time de Pellegrini não era o titular, mas mesmo assim muito forte, poderia ter feito placar melhor. Teve o 4-4-2 em linha de sempre, David Silva e Milner abertos na linha de meias, e Javi Garcia e Fernandinho por dentro. Ao lado do espanhol, o volante brasileiro teria mais liberdade do que quando atua com Yaya Toure. Mas não foi bem. Na frente, Negredo e Dzeko.

Após conseguir furar a primeira marcação do Blackburn, City começou a criar chance e pressionava. Até que no último escanteio batido por David Silva, Dzeko desviou e Negredo meteu para o gol. Decimo quinto gol do espanhol, só atrás de Aguero, com 19, na artilharia do time.

Mas com 10 minutos da segunda etapa, Gestade cabeceou forte batida de escanteio, Pantilimon rebateu muito mal e o zagueirão Dann empatou a partida. Péssimo resultado para os azuis de Manchester que mesmo com time misto poderia ter feito melhor partida, e em alguns momentos foi inclusive dominado pelo tradicional, mas hoje pequeno, Blackburn.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Amistoso preguiçoso entre PSG e Real...

Paris Saint Germain 0-1 Real Madrid – Amistoso Internacional:
 Morata e Jesé ambas das categorias de base de Madrid

França e Espanha tem recesso do futebol nas festas, diferente da Inglaterra. Mas nem por isso os clubes ficam inativos. PSG e Real disputaram amistoso no Catar, e que se tecnicamente pode servir pouco, imagino que para o caixa de ambas as equipes tenha muito serventia.

Blanc mandou seu time titular e fortíssimo desde o apto inicial. Já Ancelotti mesclou duas equipes. Mas fato é as dois times terminaram completamente diferentes, exceto o goleiro Sirigu e o capitão Thiago Silva que estiveram em campo durante os 90 minutos.

Os parisienses se armaram no 4-3-3 que vem utilizando, com Thiago Motta na cabeça da área, Verratti e Matuidi como volante de saída. E na frente, Cavani e Lavezzi abertos e Ibrahimovic na referência. E constante foi a movimentação de sempre, com Ibra recuando para Lavezzi e Cavani abusarem das diagonais em suas costas.

Os espanhóis tinham um 4-2-3-1. Com Xabi Alonso e Illarramendi como volantes. A linha de três meias tinham Jesé na direita, José por dentro e Cristiano Ronaldo na esquerda. Morata era a referência de ataque, mas como CR7 tinha total liberdade para movimentar-se e poucas obrigações defensivas, ele acabava muitas vezes fazendo a do português e voltando para marcar pelo flanco esquerda. O único gol da partida saiu em enfiada bonita de Morata para Jesé que finalizou para marcar. Os garotos de frente do Real talvez fossem os mais interessados na partida, e não atoa foram mais efetivos.

Mas como disse que os times terminaram completamente mudados, vale o registro: PSG no 4-3-3, com: Sirigu no gol, Marquinhos na lateral direita, Camara e Thiago Silva como zagueiros, e Maxwell na esquerda. Rabbiot como primeiro volante, Pastore e Ongenda como volantes organizadores, brasileiro Lucas aberto na ponta direita, Menez como referência e Coman na esquerda. Real no 4-2-3-1, com: Jesus no gol, Carvajal n direita, Pepe e Llorente na zaga, Modric e Casemiro como volantes; Di Maria, Isco e Jaime da direita para a esquerda da trinca de meias. E Benzema na frente.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ataque segue abundante, e com os volantes no Manchester City....

Swansea 2-3 Manchester City – Campeonato Inglês:

A bola não para na Inglaterra, dizem alguns o verdadeiro país do futebol. City foi até o País de Gales para vencer o Swansea e depender de uma derrota do líder Arsenal para tomar a ponta da tabela. Potente ataque não decepcionou, mais três gols na conta do melhor ataque dos principais campeonatos da Europa. Mas a defesa segue sofrendo muito.

Pellegrini armou sua equipe com o esquema 4-4-2 em linha. Os meias abertos eram Navas e Nasri, os dois melhores assistente da equipe com 9 e 8 passes para gols. Mas quem decidiu a partida foram os volantes. O treinador chileno usou nas últimas partidas, em que não contava com Aguero, seu principal jogador, o 4-2-3-1. Mas parece que o esquema utilizado hoje é que a equipe melhor se porta.

Muito por ser um time horizontal. Ele se espalha pelos lados do campo e se compacta muito bem. Os setores dialogam bem entre si, a conversa entre laterais volantes, meias e atacantes é muito importante na transição ao ataque. Essa compactação (encurtamento das linhas, jogando em pouco espaço do gramado) e a ausência de um armador central beneficia muito a chegada dos volantes. Fernandinho abriu o placar em rebote de escanteio que ele bateu forte. O volante brasileiro vinha crescendo ofensivamente, e mesmo atuando ao lado de Yaya Toure, quando tem mais obrigações defensivas, chegou bem ao ataque. Seu companheiro de meio de campo, desempatou na segunda etapa depois da equipe azul de Manchester permitir o empate antes do intervalo. Bony marcou de cabeça.

O lateral esquerdo Kolarov ainda ampliou em contra golpe que cortou para o meio e bateu com a perna “ruim”, que ainda contou com desvio e boa ajuda do arqueiro que aceitou o chute. Mas Bony ainda deu susto na frágil defesa dos citizens e marcou golaço já nos acréscimos da etapa final, que teve caneta em Fernandinho e chute forte no canto.

Se o ataque é destaque dos citizens a defesa também merece nota, mas negativa. Sofreu 23 gols em 20 partidas pela Premier League.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola