quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Surpreendente vitória de Ademilson e os alas...

Cruzeiro 0-2 São Paulo – Campeonato Brasileiro:
 Ademilson, o "moleque" que substituiu Luis Fabiano deu passe para um dos gols

Cruzeiro finalmente vacilou! Mas ainda conta com falta de chegada de seus rivais ao título. Botafogo venceu o lanterna Náutico, mas depois de tantos tropeços nem segundo colocado era. O vice líder Grêmio, não conseguiu aproximar-se da raposa porque perdeu para o Criciúma, candidatíssimo ao rebaixamento. Já o Tricolor se garante com a vitória fora da zona nessa rodada.

Time mineiro teve seu costumeiro 4-2-3-1, com o trio de meias formado por Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian, com Borges na frente. Já os paulistas se armaram n 3-5-2, com Rodrigo Caio fazendo a sobra, Paulo Miranda e Edson Silva completando o trio de meias. A frente da zaga, os volante era Wellington e Maicon. Ganso fazia a ligação para os atacantes Ademilson e Aloísio.

Raposa não fez sua melhor partida, mas ainda assim manteve seu estilo avassalador. Dominou a maior parte do jogo e criou ótima chances. Mas o time de Muricy não se deixava acuar. Muito pelo posicionamento de seus alas, que não recuavam para marcar atrás, e se incorporavam no meio de campo povoando o setor. Mas apesar do desenho ser claro com três zagueiros, Paulo Miranda pegava o atacante que caia pela esquerda do ataque adversário e Reinaldo o do lado oposto. O que evitava a situação do atacante de referência ficar sozinho com o centroavante.

Time de Marcelo Oliveira, desperdiçou chances, a primeira em cabeçada de Ricardo Goulart. Mas a mais incrível foi quando no rebote de arremate do próprio meia, Willian chutou na trave, praticamente na linha do gol e sem ninguém entre ele e as redes. São Paulo não criou muitas chances, Ganso por característica busca o jogo mais atrás e a distância para os atacantes era grande. Mas em um lance de Ademilson, o jovem atacante serviu Douglas para marcar na surpreendente vitória, outro gol foi do também ala Reinaldo depois de falta batida na entrada da área.  Primeiro o ala direito e depois o esquerdo, evitaram a pressão atrás e resolveram na frente.

Notinha C&B: Denis substituiu Rogério Ceni no gol são paulino, e defendeu bolas importantes. Apesar de não ter “tamanho” para ser o dono da vaga após a aposentadoria do 01, foi bem no jogo.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

4 comentários:

  1. O Cruzeiro teve 20 minutos de superioridade, o resto o São Paulo que dominou o jogo. O passe para o gol do Reinaldo (ou contra), foi do Wellinton, ao contrário do dito aqui e narrado pela Sportv. Inclusive o time melhora com o Wellinton pois dá mais profundidade ao time para os passes do Ganso, ao contrário do Aloisio que não guarda posição.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago, quanto ao gol do Reinaldo vc tem toda a razão. Revi o lance e realmente não foi o Ademilson. Obrigado por ter nos alertado, e desculpa a confusão!

    Quanto ao domínio do SPFC, não concordo. Cruzeiro teve mais posse de bola (55 a 45%), e as chances mais claras de gol na primeira etapa. Além, de mesmo com número iguais de acertos ao gol rival, os arremates foram mais próximos, os do tricolor de longa distância. E na segunda etapa os dois tiveram um "empate" em acertos e erros de finalizações. E a competência são paulina de converter os gols.

    Obvio que o jogo não se faz só de números, mas sim de imposição. E o São Paulo não se deixou acuar, mais ainda acho que não dominou os outros 70 e poucos minutos de jogo. Mas respeito muito sua visão e opinião sobre o jogo.

    De qualquer forma agradeço a leitura do blog. E espero que apesar do erro (em computar assistência ao Ademilson) e da discordância, goste das análises. Um abraço e bom dia.

    Felipe Xavier Pelin, do Campo e Bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acompanho o blog, acho muito bom os comentários e análise, discordar no futebol é normal, mas sempre é muito bom ver opiniões distintas para um mesmo fato. Penso que números são frios demais para analisar um jogo de futebol (apesar de amar estatísticas). E no caso de ontem, penso que com Maicon e Ganso, mesmo não sendo tão incisivos, dominamos o meio campo e o jogo. O que prejudica o time são as falhas individuais, a maioria são jogadores muito fracos, mas o sistema de jogo está sendo muito bem aplicado, principalmente com as variações do R.Caio e Paulo Miranda, que hora são zagueiros, hora compõem a linha de 5 no meio campo. Abs.

      Excluir
  3. Concordo plenamente quanto aos números, e se enforcados confessam o crime que nem cometeram. Mas também servem de base para argumentar opiniões.

    Sobre o sistema, acho boa a ideia, só acho que essas inversões poderiam ser mais agudas. Rodrigo Caio entrar mais como cabeça de área, quando não é zagueiro. Para no meio de campo, Ganso vir buscar o jogo de trás e Maicon avançar para ser boi de piranha entre os volantes rivais. Mas é isso, a ideia esta posta e deu ao SPFC rendimento razoável.

    Abraço!
    Felipe Xavier Pelin, do Campo e Bola.

    ResponderExcluir