terça-feira, 1 de outubro de 2013

Barcelona no contra golpe?! Pois é...

Celtic 0-1 Barcelona – Champions League:
 Neymar e Fabregas comemoram o único gol do jogo

Não foi goleada como no Ajax, mas deu pro gastos! Mesmo sem Messi, Barça venceu o Celtic fora de casa, adversário que na mesma competição no ano anterior arrancou vitória heroica nesse estádio. Com direito a choro de Rod Stewart nas arquibancadas! Ou camarotes né...

O resultado da Champions passada não se fez, mas o Celtic se armou bem contra o temido rival. Postou-se no 4-2-3-1 e tinha funções especificas na marcação. Os dois volantes, Brown e Mulgrew pegavam respectivamente Iniesta e Xavi no meio de campo. Stoke se adiantava para marcar Busquets. Pelos lados, cada lateral pegava um ponta, Neymar pela esquerda e Pedro na direita. Os wingers escoceses batiam com os laterais, mas enquanto Matthews tinha sua atenção voltada para Adriano e ajuda à marcação sobre Neymar, Commons ficava de olho em Daniel Alves, assim como em Xavi que caia pela meia daquele lado. Quando Fabregas saia da área, Ambrose o seguia. E talvez essa tenha sido a principal oportunidade catalã, não aproveitada.
Zagueiro Ambrose acompanhando a saída de Fabregas da área, sobrando espaço para infiltração

Barça retomou a posse de bola, tão falada quando a perdeu para o Rayo Vallecano. Segundo o StatsZone, Barcelona teve 82% do tempo com a pelota em seus pés. E o que venho pensando desde aquele dia, é que Martino sabe o que tem que mudar no Barcelona. Como por exemplo, que o time seja mais incisivo para chegar ao gol rival. E imagino que o argentino tenha dado ênfase em seus treinamentos para inversões mais rápidas e longas dos corredores de ataque, assim como para a definição rápida, com chutes ou dribles, de bolas próximas a área rival. O novo técnico não quer mudar a característica desse “mais que um clube”, apenas acho que no processo de mudança de treinador, tenha dado mais ênfase em alguns aspectos que acabaram por alterar outros.

Sabe na sua empresa quando querem mudar algum processo? Aplicar o ISO, por exemplo. Tudo que corria bem parece burocrático e acaba dificultando as coisas. Se sua empresa era muito ágil no atendimento ao cliente, essa característica pode diminuir. Mais ou menos isso!

No jogo de hoje um agravante para tudo isso era a falta de Messi. Para a função da Pulga, quem desempenhou o papel foi Fabregas. E ele mesmo acabou de fazer o gol vitorioso em contra-ataque puxado por Neymar, que deu para Alexis cruzar e Cesc testar para as redes. Barcelona no contra golpe?! Pois é. 

Como disse, Fabregas ocupou a função de falso 9 de Lionel. Mas no finalzinho do jogo, ele saiu para a entrada de Tello, que abriu na esquerda. E Neymar passou a fazer a função. Não seria nada absurdo propor isso desde o início, mas um tanto prematuro para o brasileiro. E Fabregas, além de mais experimentado, está na fila faz tempo!

Notinha C&B: O goleiro Forster fez duas defesas sensacionais no final do jogo! Esse é o lance mais difícil: Primeiro quem chuta é Neymar e depois Alexis. Ainda teve outro lance em que o goleirão defendeu cara a cara com Neymar

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola

Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário