quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Jogo paralisado, remarcado e emocionante...

Galatasaray 1-0 Juventus – Champions League:
 Felipe Melo e a neve

Alguns jogos ficam para a história, por diversos motivos. Esse Galatasary x Juventus com certeza é um deles. Até eu, com a memória de peixe que tenho, possivelmente lembrarei. Jogo que começou ontem e foi interrompido, aos 30 minutos, pela forte neve que cobriu todo o gramado. Reiniciado, no dia seguinte, com um gramado que só poderia receber esse nome com muita benevolência, era um pasto.

O jogo prometia, pela decisão e pelos duelos que surgiam. Os times disputavam a segunda vaga no grupo que já tinha o Real Madrid classificado e líder, ambos dependiam de vitória e o empate favoreceria os italianos. Em disputa não só o direito de avançar para as oitavas da Champions League, mas também da “coroa” de pior classificado. Os dois times vacilaram, e muito na fase de grupos.

Mancini iniciou a partida com seu time muito dinâmico. Atacava num 3-5-2, com Chedjou, Zan e Kaya na zaga. Inan e Felipe Melo eram os volantes, Sneijder o meia, com Eboué e Riera como alas. Na frente, Drogba e Yilmaz. Mas na defesa, muitas vezes se comportava no 4-2-3-1, Riera recuava como lateral, Eboué se alinhava com Sneijder e Yilmaz, ou Drogba, completava a linha de três meias. Tudo isso para encaixar tradicional 3-5-2 da Juve.

Mas o posicionamento principal, era espelhar o meio de campo. Para isso, Macini tinha dois volantes recuado, Inan e Felipe, e um meia, Sneijder. Triângulo exatamente oposto ao da Velha Senhora, que tinha Pogba recuado, Marchisio e Vidal à frente dele. No linguagem tática, um triangulo de base baixo e outro de base alta. Encaixe perfeita, um em cada. E Sneijder colado em Pogba, e tirando o jovem francês da partida.

E essa forma de posicionar a equipe de Mancini dava certo, Galatasaray era melhor. Até o jogo ser paralisado. No dia seguinte, e com a bola rolando com o cronometro marcando 30 minutos, os mesmos que apontavam quando o jogo foi paralisado. O mesmo não era o gramado, ainda pior que no dia anterior. Praticamente não houve jogo, mas quando a bola foi lançada para o ataque turco, Drogba ajeito, Sneijder recebeu e teve a calma de caminhar com ela, preparar e manda para as redes. Classificação emocionante!

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negócio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário