sábado, 23 de fevereiro de 2013

O caminho do Barça...


23 de fevereiro de 2013 – Campeonato Espanhol – Barcelona 2x1 Sevilla:

Líder isolado do Campeonato Espanhol o Barcelona enfrentou o Sevilla. Saiu perdendo no primeiro tempo em gol sofrido no seu grande ponto fraco, a bola aérea. Mas no segundo tempo o técnico Jordi Roura, já que Tito Vilanova segue em tratamento contra o câncer, voltou com Tello no lugar de Alexis Sanchez. E o time melhorou e virou. Com gols do Villa e Messi o placar final 2x0 para os catalães.

Para a partida desse sábado Jordi escalou o Barça no 4-3-3, com:
                Valdes;
Daniel Alves, Piqué, Mascherano, Montaya;
Thiago Alcântara, Song, Iniesta;
Alexis Sanchez, Messi, David Villa.

Essa escalação poupou alguns jogadores pensando nas outras competições que tem pela frente como a Champions League e a Copa do Rey. E as mudanças foram seis: Puyol por Mascherano, Jordi Alba por Montaya, Xavi por Thiago Alcântara, Busquets por Song, Pedro por Sanchez, e Fabregas por David Villa. Os nomes mudam, o esquema tático não, mas as características mudam e muito. A principal alteração na atitude do Barça é a de Villa, Alexis e depois Tello. Esses atacantes, ao contrario de Fabregas, atuam bem abertos nas laterais e com isso alargam a defesa rival, abrindo espaços para a movimentação de Messi e a chegada de Thiago e Iniesta.

Barcelona não fez grande exibição como de costume, mas a meu ver mostrou o caminho para tentar avançar na Champions League, e superar a incomoda vantagem do Milan. E esse caminho é posicionar dois atacantes bem abertos como ocorreu hoje. E isso só será possível com a saída de Fabregas do time. Cesc é um grande jogador, mas não favorece o esquema atual do time, pois não tem as características necessárias para espalhar os defensores rivais. Não que o esquema tático deve ser imutável e sempre o mesmo, mas para encarar o time italiano que jogará quase todo trancado na defesa, imagino ser a melhor opção.
Mas antes de enfrentar os italiano o próximo compromisso do Barcelona não será um jogo qualquer. Pela Copa do Rey o grande clássico mais uma vez vai parar a Espanha com Barcelona x Real Madrid.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negocio chamado Futebol...
Facebook.com/CampoeBola
Twitter.com/CampoeBola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário