quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Mesmo que não tenha deslanchado, Mano agiu...

Corinthians 1-0 Atlético-MG:

Corinthians é o terceiro do campeonato, ainda que com grande distância do líder Cruzeiro, é uma campanha para se orgulhar. Mesmo que obviamente tenha suas deficiências. Claramente a grande dificuldade do alvinegro paulista é ofensiva. A equipe de Mano Menezes marcou mais de um gol em apenas 5 partidas das 20 disputadas até aqui. Ou seja, em 15 marcou apenas um ou nenhum gol. Fora de casa isso só aconteceu uma vez, contra o Sport.

Ê saudade...

Palmeiras 1-0 Criciúma – Campeonato Brasileiro:

Ótima vitória do Palmeiras no Pacaembu. Não pelo desempenho, obvio, mas porque toda e qualquer vitória do alviverde tem que ser ótima na situação que está. Segunda partida de Dorival Junior e sem perder, é um dos efeitos da mudança de treinador, o choque. Mas não se enganem, pode parar por ai ou pode evoluir, depende de diversos fatores. E um deles é a qualidade do técnico.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Brasileirão do Leão...


Primeiro turno do Campeonato Brasileiro tem vários destaques, como o Cruzeiro de Marcelo Oliveira com sua fúria ofensiva impressionante ou São Paulo de Muricy, com boa posse de bola e qualidade de passe. Mas um destaque importante eu daria para o Sport de Eduardo Baptista. Mas como assim? Terminou a primeira metade do campeonato apenas em oitavo lugar. Ponha-se no lugar do Leão e olhe para cima. Lá estão Cruzeiro, São Paulo, Inter, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Galo. Times com poder de investimento muito superior.

Foi uma revolução? Não, mas tem uma luzinha lá...

Brasil 1-0 Equador – Amistosos Internacional:

Segunda partida de Dunga no comando da seleção brasileira. Segunda vitória de 1 a 0. Os dois gols marcados nasceram de bolas paradas e ambos com participação efetiva do craque do time, Neymar. A jogada ensaiada de falta que acabou no gol de Willian foi genial, tanto pela ideia, como pelo treino que parece ter sido feito, como pela execução. Passe do camisa 10 foi de cinema.

sábado, 6 de setembro de 2014

Dunga tem que ser o Homem-Aranha...

Brasil 1-0 Colômbia – Amistoso Internacional:

Não consegui assistir ao amistoso da seleção brasileira ao vivo. Na verdade, podia, mas optei. Um pouco por desinteresse, muito porque fui ao teatro. O que importa isso? Nada, apenas para quebrar o gelo, justificar o “atraso” das impressões e dizer que a análise pode ser um tanto fria. O jogo em si foi horrível. Violento, desorganizado, correria e um clima de rivalidade artificial. Mas gostaria de pensar no início de trabalho de Dunga e não exatamente nesses 90 minutos.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pode ser mais fundo, é só cavar...


A demissão de Oswaldo não muda para pior a situação do futebol brasileiro, é mais uma gota nesse balde que já transborda faz tempo. Mas indigna, por acontecer em um grande clube, por ser um dos bons técnicos do ano passado para cá, pelo time não estar em situação desesperada. Por muitos motivos.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Passagem relâmpago de Gareca merece ser pensada...


Gareca caiu, só espero que não morra com seu mandato a ideia de termos técnicos estrangeiros. Claro, já tivemos muitos por aqui. Mas é inegável que existe uma pobreza de ideias, além de outros tantos problemas que refletem nisso. Sem esquecer do salário bem mais baixo.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O falso 9...


Tem muita gente que diz assim: “o tal do falso nove”. Isso revela um pouco do desprezo pelo termo, as vezes ironizando o desprezo da maioria. Mas enfim. Esse é mais um daqueles termos que cai na vala dos clichês do mundo da bola. E passa a ser usado de qualquer forma, como se dar significado aos conceitos não fosse importante. Como a “tal das duas linhas de quatro”, caiu na boca do povo, e se usa até quando não faz o menor sentido. Mas se nomear os esquemas táticos em números já vira linha de ônibus, imagina o resto: compactação, estreitamento, tipos de marcação, etc.